São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

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CET terá mais guinchos para quem parar em local proibido

Remoção de infratores estava praticamente suspensa havia mais de três anos

Prefeitura anunciou ontem a contratação de 48 novos guinchos e três pátios; áreas críticas terão operações especiais, diz secretário


VITOR SORANO
DO "AGORA"

Após mais de três anos de falta de guinchos para remover veículos estacionados em situação irregular, a prefeitura promete uma ofensiva contra os infratores. Ontem, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recebeu os primeiros 20 novos guinchos, de um lote de 48 que serão contratados.
Há mais de três anos, a remoção, nesses casos, vinha sendo feita só em casos urgentes, já que os cerca de 30 veículos que compõem a frota própria da companhia são usados prioritariamente para veículos quebrados ou acidentados.
A falta de guinchos começou no final da gestão Marta Suplicy (PT). Até 2004, havia 35 guinchos terceirizados que faziam aproximadamente 1.700 remoções por mês -o número inclui os veículos quebrados ou acidentados.
No início deste ano, o TCM (Tribunal de Contas do Município) suspendeu uma licitação para contratar guinchos, após apontar problemas no edital.
Ontem, o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, anunciou a contratação de 48 guinchos e três pátios por R$ 64 milhões por três anos. "Conseguimos afastar os obstáculos que existiam na licitação. Assinamos o contrato e hoje [ontem] já entraram os primeiros 20 novos guinchos."
Quando toda a estrutura estiver disponível, a CET estima que fará 5.000 remoções por mês. Em março, a média de remoções por estacionamento irregular era de 50 veículos por mês -nem dois por dia.
O secretário diz que a prefeitura fará operações em áreas onde a ocorrência de estacionamento irregular é grande. "Nós vamos começar as operações não só aleatórias, mas concentradas, em determinadas regiões onde há um acúmulo maior de veículos parados irregularmente", disse.
Em entrevista publicada em 7 de julho, Moraes disse que o próximo alvo da gestão Gilberto Kassab (DEM) na questão do trânsito seria aumentar as áreas com proibição de estacionar, para aumentar a fluidez.
"É importante que, além das multas, eles [veículos] sejam guinchados para possibilitar uma fluidez maior no trânsito", disse Moraes ontem.
A CET não informou se será cobrada taxa para que o motorista recupere o veículo.


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