São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

PM do Rio treina tropa para usar armas não-letais na rua

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE, NO RIO

No lugar de fuzis, spray de pimenta. Esta é a nova proposta da Polícia Militar do Rio, que começou ontem a treinar policiais para o uso de armas não-letais no policiamento ostensivo.
A meta é incentivar -mas não obrigar- os policiais a usar esse tipo de armamento em abordagens na rua, na tentativa de reduzir o número de pessoas mortas em confronto com a polícia.
No último balanço divulgado pela Secretaria de Segurança do Rio, relativo a abril, houve 144 mortes em confronto com a polícia, número maior que o do mesmo mês no ano passado (131).
Até outubro, com um custo de quase R$ 2 milhões, todos os carros da PM terão um kit com sprays de pimenta, granadas de efeito moral e balas de borracha.
Segundo o comandante da PM do Rio, coronel Gilson Pitta, o policial só usará armas letais "quando não houver mais opção". Para ele, o uso da arma não-letal dependerá do "discernimento" de cada policial. O novo armamento não substituirá as armas utilizadas hoje.


Texto Anterior: Polêmica: Outdoor vira protesto contra violência policial
Próximo Texto: Bill Gates investirá em campanha contra o tabagismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.