São Paulo, sábado, 24 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Percepção é base de pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

A metodologia utilizada na pesquisa coordenada pelo Ilanud é baseada na percepção de pessoas escolhidas por sorteio (feito com base no local de residência) sobre a criminalidade e a atuação da polícia. As pessoas recebem a visita de pesquisadores -mulheres são entrevistadas sempre por mulheres, para evitar constrangimentos- e respondem a questões sobre crimes cometidos contra elas.
São computadas as condutas que os entrevistados dizem considerar criminosas, mesmo se não estiverem previstas no ordenamento jurídico.
As pesquisas de vitimização surgiram na década de 60 nos EUA, com o objetivo de estimar a quantidade de crimes sofridos pela população e não-comunicados aos órgãos governamentais. Por uma série de motivos, os dados oficiais nem sempre refletem a situação real da criminalidade. A pesquisa serviria como complemento das estatísticas oficiais, ajudando a preencher lacunas.


Texto Anterior: Estudo mostra índice de insegurança
Próximo Texto: Panorâmica - Presídios: Governo de SP testará sistema de videoconferência em interrogatório de presos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.