São Paulo, sábado, 24 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARALISIA INFANTIL

Ministério da Saúde pretende imunizar 16,8 milhões de crianças na segunda etapa da campanha

Vacinação ocorre hoje em todo o país

DA REPORTAGEM LOCAL

Acontece hoje, em todo o país, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Crianças de zero a cinco anos deverão ser levadas aos postos de saúde -municipais e estaduais- das 8h às 17h.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 16,8 milhões de crianças -3,4 milhões delas no Estado de São Paulo. Para isso, serão disponibilizados 5 milhões de doses.
No ano passado, na segunda etapa da campanha, foram vacinadas 3,3 milhões de crianças. Na primeira fase, que aconteceu no dia 15 de junho, foram aplicados 3,2 milhões de doses da vacina.

Segunda dose
Todas as crianças que foram vacinadas na primeira etapa também deverão ser levadas aos postos de saúde hoje. E mesmo aquelas que estiverem doentes, com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia, devem tomar a vacina.
Em caso de dúvida, o pai ou o responsável deve procurar o posto de saúde mais próximo. Em São Paulo, estará disponível o Disque Saúde (1520) que, além de informações, poderá indicar qual o posto de saúde mais próximo.
Para atender a população do Estado, serão 15.200 postos, sendo 3.150 deles em São Paulo e na região metropolitana (Grande SP).
Também haverá postos instalados em seis estações do Metrô (Sé, Artur Alvim, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Patriarca e Saúde).
Além da vacinação contra a pólio, os postos irão atualizar os cartões de vacina que estejam atrasados e aplicarão doses da tríplice viral e contra o sarampo.
Com o slogan "De gota em gota o Brasil vence a pólio", o Ministério da Saúde já investiu R$ 22,4 milhões para a primeira etapa da campanha e, agora, serão mais R$ 19,3 milhões entre aquisição de doses, publicidade e repasse de verbas para que os Estados operacionalizem a vacinação.
A poliomielite foi erradicada do Brasil há 13 anos, mas ainda há o risco de reintrodução do vírus, que circula em dez países, entre eles Índia, Paquistão e Nigéria.
Os últimos casos confirmados aconteceram em 1989, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo, o último caso foi registrado em Teodoro Sampaio (672 km oeste de SP), em 1988.
Veja a relação de postos de vacinação da região metropolitana de São Paulo www.folha.com.br/cotidiano


Texto Anterior: Violência: Assassinato de criança comove cidade do PA
Próximo Texto: Urbanismo: Em Salvador, painéis de mosaicos inibem as ações dos pichadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.