São Paulo, sábado, 24 de agosto de 2002

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Texto viabiliza pedágio urbano

DA REPORTAGEM LOCAL

O Plano Diretor aprovado determina que a prefeitura analise a viabilidade de implantação de "fonte alternativa de receita" que "onere os proprietários de veículos automotores privados".
O texto é uma abertura para a adoção de novas medidas de restrição veicular e foi defendido por urbanistas favoráveis ao pedágio urbano na cidade de São Paulo.
A proposta não constava do projeto enviado à Câmara Municipal pelo governo Marta Suplicy. Foi incluída em um substitutivo do vereador Nabil Bonduki (PT), após debate com especialistas.
O urbanista Cândido Malta, um dos principais defensores do pedágio urbano, atuou ativamente para a inclusão da idéia e conseguiu a concordância do secretário Jorge Wilheim (Planejamento).
O tratamento dado ao tema, porém, foi considerado "insuficiente" por Malta. A viabilidade do pedágio urbano está no Plano Diretor como uma diretriz, sem prazo para ser estudada, e não como uma das ações estratégicas para os próximos quatro anos. "Ainda é tímido. É como se a gente pudesse esperar", afirmou Malta.
A proposta de pedágio urbano envolve a instalação de sensores nos veículos, que seriam vigiados eletronicamente e cobrados de acordo com a circulação. Ela seria adotada para reduzir congestionamentos, incentivar a utilização do transporte coletivo e obter recursos para investir em metrô.
O tema ganhou contornos polêmicos principalmente após a sugestão de implantação de pedágios nas marginais, durante a administração Celso Pitta.
No governo Marta Suplicy, há divergências sobre a idéia de pedágio urbano ou adoção de novas medidas de restrição veicular.
Segundo a Folha apurou, Francisco Macena, presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), seria um dos principais opositores. O secretário dos Transportes, Carlos Zarattini, veria a proposta como positiva.
Ontem, ele disse que, após a sanção do Plano Diretor pela prefeita, vai fazer os estudos que determinam a lei. Mas ressalvou que só vê viabilidade na implantação de pedágio urbano após a melhoria do sistema de ônibus e a conclusão da linha 4 do Metrô (Vila Sônia-Luz), prevista para terminar em 2006, e da linha 5, cujo trecho inicial (Capão Redondo-Largo Treze) será entregue no mês que vem, mas que tem projetos de extensão até a Vila Mariana.
"Vamos fazer os estudos, vamos apresentá-los e discutiremos com a sociedade", afirmou. "Mas a adoção de uma medida desse tipo depende de uma rede minimamente eficiente de transporte público no anel viário. Tendo essas linhas de metrô, é possível pensar mais efetivamente na implantação disso."(ALENCAR IZIDORO)


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