São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Somente o sentido centro-bairro já havia sido liberado; prazo inicial para a conclusão da obra era novembro

Túnel na Cidade Jardim será aberto amanhã

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita Marta Suplicy (PT) finalizou ontem o pacote de obras que tocou na região da Faria Lima no ano da eleição e anunciou a liberação da parte que faltava do túnel da Cidade Jardim.
Como já havia ocorrido, tanto no túnel da Cidade Jardim quanto no da Rebouças, a liberação acontece antes do previsto oficialmente. Apesar do prazo ser em novembro, ficou tudo pronto antes do primeiro turno da eleição.
A inauguração da parte que faltava, no sentido bairro-centro, acontece amanhã às 11h30. Agora, a passagem será direta, por baixo da Faria Lima, da avenida Europa e da 9 de Julho para a Cidade Jardim, nos dois sentidos.
Quando anunciou a liberação da primeira parte do túnel, no dia 1º de setembro, o secretário de Projetos Especiais, Valdemir Garreta, havia fixado um prazo de 45 dias para a entrega total. Depois, portanto, do primeiro turno. Ontem, negou que a antecipação tenha objetivo eleitoral. "É claro que não. Pensamos nas pessoas. A gente trabalha com os prazos e tenta cumpri-los", afirmou.
O túnel da Cidade Jardim foi orçado inicialmente em R$ 82,2 milhões, mas teve um aumento de 47,1%, para R$ 121,8 milhões. Quando a Folha revelou a decisão, a Emurb alegou "dificuldades técnicas" para a mudança.
Acompanhada do prefeito de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, e de sua equipe de TV, Marta vistoriou o túnel. "Fico muito feliz. A obra vai beneficiar imensamente as regiões mais pobres da cidade", disse Marta, ao explicar que os ônibus não param mais no sinal da Faria Lima. "Vai eliminar um dos piores faróis da cidade", disse também Garreta.
Sobre a presença de Ibarra na vistoria, Marta disse que o prefeito é "um amigo". A petista afirmou que o objetivo da visita foi "ver esses túneis de que ele [Ibarra] ouviu falar".

Recapeamento
Os desvios pelas ruas dos bairros próximos à obra, como Pinheiros, deverão ser desativados a partir da semana que vem, segundo Garreta. Os desvios transtornaram a vida de moradores de alguns dos bairros mais tranqüilos.
De acordo com o secretário, simultaneamente terá início o recapeamento dessas ruas, que ficaram com muitos buracos em razão do trânsito pesado. O trabalho deve estar concluído em "meados de outubro".
Garreta reafirmou que, na superfície, haverá "um grande bulevar, num esforço de tornar a região um lugar mais agradável".


Texto Anterior: Sindicalista critica medida; promotor elogia
Próximo Texto: Prefeitura testa nas ruas 15 ônibus híbridos que rodarão no Fura-Fila
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.