São Paulo, sábado, 24 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASIL PROFUNDO

Informação é do Ministério da Saúde, que atribui situação ao longo período de seca dos rios da região

Acre e Amazonas têm epidemia de rotavírus

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O Ministério da Saúde confirmou ontem a epidemia de diarréia aguda provocada pelo rotavírus no Acre e no Amazonas. Nos dois Estados, de agosto a setembro, morreram 38 crianças com menos de cinco anos de idade.
A doença é transmitida pela via fecal-oral, de pessoa para pessoa. Até então, não havia sido registrada uma disseminação dessa proporção na região amazônica, segundo o coordenador de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério, Eduardo Hage.
Segundo ele, as estatísticas apontam que a epidemia estará em franca expansão nas duas próximas semanas. "Está ocorrendo uma epidemia porque o rotavírus está circulando rapidamente em uma região que antes não havia notificação", disse Hage.
Na avaliação do ministério, a epidemia está relacionada à seca dos rios. As cidades que enfrentam a epidemia são banhadas pelos rios Purus, Juruá, Solimões e Madeira, que enfrentam uma estiagem rigorosa. A água que chega à população está contaminada, segundo Hage.
Outra razão para o quadro de alastramento da epidemia do rotavírus é o clima na região, com temperaturas na faixa dos 37C, o que facilita a transmissão.
Entre agosto e ontem, o Ministério da Saúde notificou 13.815 casos de diarréia aguda causada por rotavírus em 14 dos 22 municípios do Acre. As crianças indígenas mortas no Acre vivem no município de Santa Rosa do Purus, com população de 2.440 habitantes, sendo que 80% são indígenas.
No Amazonas, a doença foi registrada em 22 dos 62 municípios do Estado, com um total de 4.646 casos notificados.
O Ministério da Saúde afirmou ontem que equipes técnicas foram deslocados para os dois Estados e informou ainda que está enviando sal de reidratação oral das vítimas e hipoclorito de sódio para tratamento da água e dos alimentos.


Texto Anterior: Arma delivery: Jovem é presa com fuzil ao embarcar em SP
Próximo Texto: Ventos ajudam a melhorar ar em Rio Branco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.