São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colégios mesclam métodos pedagógicos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A maioria das escolas não utiliza apenas uma linha pedagógica, mas sim mescla aspectos interessantes de cada uma delas, principalmente na alfabetização, vista como a entrada da criança no universo escolar.
"Hoje, é difícil uma escola que siga apenas uma metodologia à risca", explica Silvia Colello, da Faculdade de Educação da USP e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento. Segundo ela, duas grandes linhas permeiam os métodos de alfabetização no Brasil: o fônico e o construtivismo.
A alfabetização fônica é o ensino de correspondências entre letras e sons. "As crianças recebem figuras e letrinhas de madeira para compor palavras correspondentes a cada figura, numa espécie de ditado que compreende as dificuldades ortográficas. Com o auxílio de fichas com os nomes corretos, realiza a autocorreção. Depois irá passar o que foi aprendido para a lousa e para o caderno", diz Solange Rodella, coordenadora pedagógica do Colégio Montessori Santa Terezinha.
Para Colello, o enfoque construtivista não considera a alfabetização apenas como um sistema de associação de letras. "Uma pessoa pode saber os códigos e não ser capaz de ler e compreender. A língua escrita é muito mais complexa, é um meio de expressão e compreensão do mundo. Esse processo começa desde o nascimento e dura a vida toda", diz.
De acordo com ela, a alfabetização começa em casa, com os pais contando histórias e manuseando jornais, livros e até listas de compras.
A escola também deve reforçar a entrada no mundo das letras mesmo antes da idade em que os alunos terão um contato mais formal. "A professora conta histórias e incentiva as crianças a criar histórias coletivas oralmente", diz Rodella.
(INGRID AGUIAR)


Texto Anterior: Para escolher a escola, pais e filhos devem ser ouvidos
Próximo Texto: Instituições devem estimular a autonomia e a cooperação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.