São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

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Instituições devem estimular a autonomia e a cooperação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos papéis da escola é ajudar no desenvolvimento de valores que permaneçam na vida adulta do aluno -em relação a si mesmo ou ao outro.
A transmissão de valores tem início já no ensino infantil. "Promover a compreensão e a amizade, valorizar as diferentes formas de expressão artística e de comunicação é o que a escola deve fazer desde o princípio", diz a professora de pedagogia da PUC-SP Neide Noffs.
Para especialistas, os valores são avaliados a partir de conflitos que acontecem na sociedade e que são levados para discussão na escola. "O objetivo é incentivar o espírito crítico, mas não a crítica que se dirige a tirar vantagem sobre o outro", diz Silvia Colello, da USP.
A melhor maneira de promover o debate de valores entre os alunos é incentivar a convivência e o respeito às diferenças. "As crianças às vezes cometem crueldades porque ainda não sabem distinguir os sentimentos. É a escola quem deve estimular a sensibilidade para entender a opressão, a diferença", diz Guiomar de Melo, da Ebrap.
Entre os alunos de 11 a 14 anos, a escola deve construir pessoas autônomas, que tomem decisões, que tenham responsabilidade sobre seu corpo, seu dinheiro etc. (VINICIUS ABBATE)


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