São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas inspeções, "muitas moscas" e "baratinha"

DA REPORTAGEM LOCAL

Os relatórios de cinco vistorias realizadas no CEU Navegantes, disponibilizados pela Secretaria da Educação a pedido da Folha, apontam "grande quantidade de moscas" na padaria e "muitas moscas" e "piso sujo" no refeitório das crianças, conforme palavras dos próprios vistores.
As vistorias, realizadas de abril de 2008 a abril deste ano, foram feitas por funcionários do departamento de merenda da prefeitura e da Vigilância Sanitária.
O teto do local de estoque, prossegue os relatórios, apresentava bolor, o que indicaria possibilidade da presença de contaminantes. Em um dos refrigeradores, usado para guardar comida, foi encontrada uma "baratinha" (sic).
Havia ainda alimentos sem lacre obrigatório, mal refrigerados, retirados das geladeiras antes da hora, podendo estragar antes do preparo, e fora das especificações da Secretaria da Educação, como peixe e suco de uva.
A fervura das mamadeiras das crianças, ainda conforme os documentos, era realizada de forma "inadequada".
Outro problema apontado teria acontecido quando ocorreu o vazamento do esgoto na cozinha, em março deste ano, episódio que terminou com novas fiscalizações.
Segundo funcionários da prefeitura ouvidos pelo departamento de merenda, nem a cozinha nem utensílios foram corretamente higienizados antes de serem novamente usados para o preparo da comida.
Por conta disso, as refeições acabaram sendo preparadas em um local improvisado, na padaria, até que os problemas fossem solucionados.
Mesmo a limpeza dos locais, quando ocorria, era desaprovada pelos técnicos, porque a empresa usava álcool de baixo teor, ineficaz para uma higienização eficiente, ou mesmo álcool sem registro no Ministério da Saúde, ou seja, clandestino.
Os técnicos também afirmam que o cloro, outro desinfetante, nem tinha rótulo.
Até mesmo um documento obrigatório, a planilha que orienta sobre a temperatura para a correta conservação de alimentos, não foi localizado.
Os agentes escreveram ainda que encontraram comida fria e funcionários da empresa sem uniformes apropriados. (JEC E AI)


Texto Anterior: Mamadeira sem higiene era servida em CEU
Próximo Texto: Outro lado: Empresa de merenda diz que irá recorrer de punição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.