São Paulo, terça, 24 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cólera infecta 318 em uma cidade do PE

da Agência Folha, em Recife

A Secretaria da Saúde de Pernambuco confirmou ontem a existência de uma epidemia de cólera em Cortês, município de 15 mil habitantes localizado na Zona da Mata sul, a 105 km de Recife.
Até o início da tarde de ontem, 318 casos da doença haviam sido notificados desde o início da semana passada, por diagnóstico clínico (sintomas). A morte de um bebê com sintomas foi atribuída à doença. As condições de atendimento no único hospital da cidade são precárias.
Por falta de leitos, pacientes são colocados sobre escrivaninhas ou obrigados a dividir camas e macas. Salas destinadas aos serviços administrativos se transformaram em unidades de internação.
Os doentes que têm melhora cedem seus lugares e passam a receber soro sentados em cadeiras. Faltam materiais de reposição, como lençóis e luvas descartáveis.
Exames laboratoriais revelaram que o principal foco de contaminação é o rio Sirinhaém, que corta a cidade e abastece 80% da população. Outras cidades podem ser atingidas. A água captada do rio é distribuída sem tratamento. A principal estação distribuidora, contaminada, foi interditada.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.