São Paulo, terça, 24 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Tétano, pneumonia e gripe são alvo
Ministério anuncia vacinação para idosos

da Sucursal do Rio

O Ministério da Saúde lançará, em abril de 99, campanha nacional de vacinação contra tétano, pneumonia e gripe para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito ontem pelo ministro José Serra.
O programa irá atingir cerca de 9 milhões de pessoas, segundo Serra. Ele não soube dizer o custo do programa, mas afirmou que os recursos virão das verbas orçamentárias. O governo federal doará as vacinas. Serra quer a parceria dos Estados e municípios, que cederiam funcionários e instalações.
O ministro assinou na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) um convênio de cooperação com o laboratório SmithKline para que a fundação passe a fabricar a vacina contra a bactéria Haemophilus influenza, causadora de meningite. A Fiocruz produzirá, no ano que vem, 7,5 milhões de doses.
Serra defendeu a investigação de novos modelos de funcionamento para o SUS. Ele pretende transformar os 14 hospitais federais no Rio em organizações sociais supervisionadas por um conselho administrativo. O modelo já está em aplicação no Instituto Nacional de Câncer. Ontem, Serra inaugurou no Inca um banco de sangue e um centro de terapia para pacientes de câncer em estado avançado.

Plano de saúde
Um suposto aumento de 134% na mensalidade do plano de saúde do aposentado Robledo Gonçalves da Silva está sob investigação do Ministério da Saúde. Silva denunciou o caso ontem a Serra. Silva disse que, quando completou 60 anos, em setembro, seu plano de saúde (Golden Cross) aumentou a mensalidade de R$ 117 para R$ 274, sob a justificativa de que ele estava mudando de faixa etária.
Serra disse que, pela nova lei, não pode haver mudança de preço para clientes de 60 anos com mais de 10 anos no mesmo plano. Silva diz ser cliente da Golden Cross há 20 anos. "Isso é um abuso, um desrespeito à lei. Vou cuidar disso pessoalmente, e amanhã estaremos anunciando medidas. A Golden Cross vai ser investigada e poderá ser multada, porque temos outros quatro casos iguais a esse, no mesmo plano de saúde."
A Golden Cross distribuiu nota em que diz ter interpretação diferente da lei e que, por isso, enviou pedido de análise à Susep (Superintendência de Seguros Privados). A empresa afirmou que aguarda uma resposta formal. (FE)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.