São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEVANTAMENTO

Gabriel e Maria são nomes preferidos entre paulistanos

LUÍS FERNANDO MANZOLI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Gabriel, Pedro e João para os meninos. Maria, Ana e Giovana para as meninas. Foram estes os nomes preferidos por pais que batizaram seus filhos no ano passado na cidade de São Paulo, segundo levantamento divulgado ontem pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) sobre a população paulistana.
O estudo é baseado em dados dos cartórios de registro civil e visa traçar um perfil dos habitantes da maior cidade do país, com 10.789.058 moradores.
Segundo a pesquisa, 179 mil crianças nasceram em São Paulo no ano passado, o que dá uma média de 491 novos bebês por dia -em 1982, foram 702. A média de filhos por mãe caiu, de 3,2 em 1980 para 2 em 2006.
Para Maria Vicentina do Amaral Dick, professora de onomástica (estudo da história dos nomes) da USP, a predominância de nomes comuns entre os preferidos de 2006 (veja quadro nesta página) revela o conservadorismo da sociedade paulistana. "São nomes que classifico de perenes."


Texto Anterior: Praia na Barra da Tijuca é interditada por causa de alga atraída pelo esgoto
Próximo Texto: Ritmo de crescimento de São Paulo cairá ainda mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.