São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Moema ganha mais vagas para estacionar

Sob críticas desde a extinção de 3.850 áreas de estacionamento, prefeitura cria 108 vagas no sistema de Zona Azul

Para representante do comércio, no entanto, número ainda é baixo; tráfego na região teve melhora, diz prefeitura

DE SÃO PAULO

Sob críticas de comerciantes desde o início do ano passado, quando reduziu o número de locais nas ruas onde era possível estacionar, a prefeitura decidiu criar 108 vagas pelo sistema de área azul em Moema, bairro nobre da zona sul de São Paulo.
Em abril do ano passado, a região perdeu 3.850 vagas com a proibição de estacionar em várias vias -em troca, a prefeitura implantou 1.072 vagas de Zona Azul.
Conforme revelou o jornal "O Estado de S. Paulo", o governo municipal alegou que o objetivo era "desafogar o trânsito" na região. A diminuição dos locais de estacionamento na rua, no entanto, incomodou os comerciantes, que afirmam ter perdido clientes após a medida.
"A pessoa não tem onde parar e vai embora. Vimos 40 estabelecimentos fechar. Só no meu restaurante o movimentou diminuiu 20%", reclama Marcelo José Sampaio, do Movimento Pelo Direito de Estacionar em Moema.
O grupo, em parceria com outras associações de moradores, tem pressionado a prefeitura -inclusive com protestos- pela volta das vagas para estacionamento.
O número de vagas criadas pela prefeitura, no entanto, ainda é considerado baixo por Sampaio. "Também queremos a fluidez do trânsito, mas não queremos quebrar."
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que a decisão de restabelecer as 108 vagas aconteceu após um "período de acompanhamento e avaliação das medidas implantadas" em abril.

FLUIDEZ
Segundo o órgão, a redução das vagas de estacionamento trouxe aumento de 40% na fluidez do trânsito.
Das novas vagas, 98 foram criadas nas avenidas Cotovia, Ministro Gabriel Resende de Passos, Sabiá, Rouxinol e Lavandisca. Dez serão efetivadas na avenida Rouxinol.
Por outro lado, a prefeitura prepara a retirada de 28 vagas na alameda Jauaperi e na avenida Sabiá, para facilitar o embarque e desembarque próximo a áreas escolares.


Texto Anterior: Clube Rotary monta tendas para desabrigados
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.