São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deixar sapato arejar e usar roupa de algodão são dicas para evitar fungos

DA REPORTAGEM LOCAL

Muita gente tem medo ou vergonha de ter micoses. Em um país tropical, todos estão sujeitos a ela, mas algumas dicas podem ajudar a evitar esse problema.
A chave para não ter micoses está em controlar a umidade. Alguns procedimentos simples previnem a frieira: secar bem entre os dedos após o banho; deixar o sapato arejar e tomar sol, evitando usar o mesmo por dias seguidos; usar meias de algodão, mas trocar se estiverem molhadas; usar chinelos em piscinas, vestiários etc.
Cuecas e calcinhas de algodão absorvem a umidade e são melhores para a pele da virilha (e partes íntimas). Homens e mulheres têm que deixar a região arejar um pouco, portanto, dormir sem roupa íntima é saudável. O biquíni molhado na praia contribui enormemente para a candidíase vaginal.
As unhas precisam ser observadas sempre, por isso não é bom ficar com esmalte o tempo todo. Mantê-las curtas também é aconselhável. Segundo a dermatologista Luciane Scattone, quando a unha sofre traumatismo, é bom já tratar com antifúngico porque a parte descolada pode alojar fungos.
As manchinhas nas costas são difíceis de evitar, mas a médica aconselha o uso no verão de sabonetes com enxofre ou ácido salicílico, que diminuem a chance do fungo se alastrar.


Texto Anterior: Passei por isso: Até cândida e Pinho Sol eu pus, porque não curava
Próximo Texto: Mais saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.