São Paulo, domingo, 25 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantas podem controlar glicose

DA REPORTAGEM LOCAL

As novas insulinas são cada vez mais eficazes, têm menos efeitos colaterais e são mais fáceis de aplicar. Mas, para muitos pacientes, o sonho ainda está numa "cura" ou num "controle" que possa vir das plantas e dos alimentos.
Os resultados ainda estão restritos aos ratos, "mas são animadores", diz Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular da Esalq-USP, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz.
Entre as várias pesquisas sobre alimentos que coordena, pelo menos três estão relacionadas ao diabetes. Uma delas é com a Cissus cyciod, trepadeira conhecida como "insulina vegetal".
"Nas pesquisas, essa planta tem diminuído o nível de glicose no sangue", diz Jocelem.
Outro estudo vem sendo feito com a manga. Os pesquisadores destruíram as células-beta do pâncreas, que produzem insulina, deixando os ratos diabéticos. "Com o emprego da manga, notou-se um aumento da insulina nos bichinhos."
A mesma professora -autora do livro "Previna Doenças, Faça do Alimento o seu Medicamento" (ed. Madras)- coordena um estudo com o feijão guandu, que também reduziria a glicose.
"O próximo passo serão trabalhos com humanos, coordenados por endocrinologista", diz.
Os médicos ainda são céticos. "Alguns vegetais diminuem a glicose, mas não se sabe ainda a substância que teria esse poder", diz Jorge Gross, professor titular de endocrinologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Texto Anterior: Associações auxiliam pacientes
Próximo Texto: Plantão - Julio Abramczyk
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.