São Paulo, sábado, 25 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE

Queda deixou outros quatro feridos; Defesa Civil diz que cobertura, de dez metros, estava em mau estado de conservação

Marquise de bar desaba e mata três no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

A marquise de um bar desabou no começo da noite de ontem e provocou a morte de três pessoas em Vila Isabel, zona norte do Rio. Outras quatro ficaram feridas e foram retiradas dos escombros pelo Corpo de Bombeiros.
O desabamento da marquise do bar Parada Obrigatória, localizado no bulevar 28 de Setembro, ocorreu por volta de 18h40. Os quatro feridos resgatados pelos Bombeiros foram levados para o hospital do Andaraí.
As pessoas que morreram -duas mulheres e um homem- estavam sentadas em mesas do lado de fora do bar. Elas foram esmagadas pelos escombros. Até a conclusão desta edição, três mulheres feridas permaneciam internadas em estado grave no hospital do Andaraí. Os mortos foram identificados como Jurema de Jesus, 48, Ivanildo de Souza Ramos, 26 e Neide Xavier, 56.
Já os três feridos que ainda estão internados são Maria de Araújo Lima, 66, Mariangela Leite, 52, e Elisabeth Lopes, 45.
Uma quarta pessoa, que não foi identificada, também ficou ferida, mas sem gravidade.

Marquise
A marquise do bar era uma construção antiga. Segundo relatos de testemunhas, o desabamento teria começado depois que a parte lateral da marquise começou a tremer.
Em seguida, a parte dianteira da cobertura caiu completamente.
Houve correria e pânico. Ao despencar, a marquise arrastou parte da fiação elétrica de um poste, provocando curto-circuito. Com medo de ser atingidos pelas descargas elétricas, pessoas que passavam pela rua não puderam socorrer as vítimas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel João Carlos Mariano, a marquise, de dez metros de comprimento, estava em mau estado de conservação.
"À primeira vista, a marquise estava mal fixada. O prédio é bastante antigo. A marquise não dá sinais de desgaste. Quando apresenta problema, cai de uma vez só", declarou Mariano.

Interdição
A área onde fica o restaurante foi isolada pela Defesa Civil, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre as causas do desabamento. O prédio em que ficava o bar foi interditado.
O restaurante Parada Obrigatória fica na esquina do bulevar 28 de Setembro com a rua Souza Franco. A reportagem não conseguiu localizar o dono do estabelecimento.
O acidente causou um grande engarrafamento na cidade, como reflexo no centro da capital fluminense. As pistas do bulevar 28 de Setembro chegaram a ficar fechadas por algumas horas.
O bulevar foi aberto em 1872 e é uma região de grande fluxo de pessoas, com bares, lojas e um shopping num bairro de classe média da cidade.
O local fica na principal avenida de Vila Isabel, bairro tornado famoso pelo compositor Noel Rosa, ali nascido, e que sedia a escola de samba campeã do Carnaval carioca deste ano.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Natureza revolta: Em 3 segundos, tornado destrói casas no Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.