São Paulo, sábado, 25 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choque entre ar quente e ar frio causa fenômeno

DA AGÊNCIA FOLHA

Santa Catarina é alvo de fenômenos naturais como o tornado ocorrido anteontem devido à sua localização: uma região de encontro de ventos quentes, provenientes da região central do país e do Norte, com massas frias vindas do Sul.
É a avaliação do meteorologista Clóvis Levien Corrêa, do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) de Santa Catarina.
Neste ano, já é a segunda vez que um tornado destelha casas no norte da ilha. Ciclones extratropicais também causaram destruição em locais isolados do Estado.
Além disso, Santa Catarina costuma registrar temporais de granizo, vendavais e, no verão, se depara com a seca.
"Ultimamente, tem ocorrido temperaturas bastante elevadas. E as águas do Atlântico, das correntes das Malvinas, vêm até Laguna. Além de termos a corrente brasileira mais quente. Tudo isso influencia."
Em março de 2004, o Estado foi palco do furacão Catarina -o único registrado no país. O fenômeno deixou três mortos e sete desaparecidos, além de um prejuízo de R$ 1 bilhão.


Texto Anterior: Natureza revolta: Em 3 segundos, tornado destrói casas no Sul
Próximo Texto: Segurança: Após 5 meses, Beira-Mar volta a Brasília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.