São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HIGHLANDERS

Defesa de PMs quer transferir caso para outro município

ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A defesa de quatro dos nove PMs do 37º Batalhão, na zona sul de São Paulo, presos preventivamente sob a acusação de terem cometido assassinatos atribuídos ao grupo de extermínio "Os Highlanders", quer que o Tribunal de Justiça declare a Justiça em Itapecerica da Serra (Grande SP) incompetente para cuidar do caso.
Foi em Itapecerica que a polícia achou o corpo de Antônio Carlos Silva Alves, 31, o Carlinhos, deficiente mental que foi visto pela última vez em outubro de 2008, no Jardim Capela (zona sul), quando era colocado no carro onde estavam os quatro PMs -Moisés Alves Santos, Joaquim Aleixo Neto, Anderson dos Santos Salles e Rodolfo da Silva Vieira.
Para a defesa, Itapecerica foi apenas o local onde o corpo da vítima foi abandonado. Ainda para os advogados, Carlinhos foi morto perto do Jardim Capela, em São Paulo, e por isso o processo deve correr no 3º Tribunal do Júri, responsável pelos homicídios dolosos ocorridos no extremo sul da capital.
Foi o juiz Antonio Augusto Hristov, da 1ª Vara de Itapecerica, quem recebeu no dia 13 a denúncia oferecida pelos promotores Salmo Mohmari dos Santos Júnior e Marcos de Matos e transformou em réus os quatro PMs.
Mesmo antes de qualquer pedido ao TJ, no entanto, no dia 18 de fevereiro, os promotores Ivandil Dantas da Silva e Paulo D'Amico Junior, do 3º Tribunal do Júri da capital, foram buscar informações sobre a ação dos "Highlanders" na Polícia Civil e também na Promotoria do Júri de Itapecerica.
O promotor Silva afirmou que foi a Itapecerica porque cuidava de alguns casos de decapitações sem solução que tramitavam na promotoria do 3º Tribunal do Júri. A reportagem localizou um desses casos, o de José Mário de Andrade Barbosa, cujo corpo foi encontrado na Estrada do Jararau, Jardim dos Reis (zona sul de SP), na divisa com Itapecerica -o processo foi arquivado em 2007.


Texto Anterior: Corpo de comerciante é encontrado no Itaim Paulista 96 dias após sequestro
Próximo Texto: Interior de SP: Menino de 1 ano perdido reaparece depois de 20h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.