São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORTOGRAFIA

Acre repudia Acordo, que adota o termo "acriano"

DA AGÊNCIA FOLHA

Cento e seis anos após a declaração de sua independência da Bolívia, um movimento de resistência toma forma no Acre. O inimigo agora é o Acordo Ortográfico, que transformou "acreanos" em "acrianos". A opção, segundo a Academia Acreana de Letras, sempre foi facultativa, mas o "i" nunca foi usado nas ruas, documentos, hino ou no nome da entidade.
""Acriano" soa esquisito. Somos "acreanos" há mais de cem anos, quando decidimos que não éramos bolivianos, e, sim, brasileiros (...). A mudança mexe nas nossas raízes históricas e culturais", diz a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B-AC), que lidera o movimento.
A reação conta com políticos, jornalistas e intelectuais do Estado, que prometem criar um blog, no site da Assembleia Legislativa, para dar início ao "Fórum de Defesa da Nossa Acreanidade". No espaço, as pessoas vão poder manifestar repúdio ou apoio à mudança ortográfica.
Almeida promete fazer contato com acrianos famosos para "reforçar" o movimento, como a escritora Glória Perez e o jornalista Armando Nogueira.
Para evitar a mudança, a Academia Acreana de Letras terá de manifestar um posicionamento oficial sobre o assunto e apresentar um recurso à ABL (Academia Brasileira de Letras).
Luísa Galvão Lessa, pós-doutora em Lexicologia e Lexicografia pela Universidade de Montreal (Canadá) e membro da academia acriana, ainda argumenta que a regra vale para nomes de pessoas, mas não para palavras referentes a localidades.
O coordenador do novo "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa", Evanildo Bechara, diz que o sufixo "iano" é empregado para nomes terminados em "e" -um exemplo é "Açores", que dá origem a "açoriano".
A Academia Brasileira de Letras diz considerar as manifestações positivas, porque, assim, a sociedade pode discutir questões relacionadas à língua. (MATHEUS PICHONELLI)


Texto Anterior: Interior de SP: Menino de 1 ano perdido reaparece depois de 20h
Próximo Texto: Senado aprova uso de sobrenome de padrastos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.