São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fumo começa na idade escolar

da Sucursal do Rio


Estudo recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que os homens começam a fumar na idade escolar, segundo a chefe da divisão de Epidemiologia e Avaliação da Coordenação Nacional de Controle do Tabagismo e Prevenção e Vigilância do Câncer, Valeska Figueiredo. Para ela, as mulheres se tornam fumantes quando os parceiros já "estão na maturidade do tabagismo".
"Isso explica por que, apesar do aumento dos casos de câncer de pulmão entre as mulheres, os homens ainda lideram as estimativas de óbitos", disse Valeska.
Segundo ela, "a ligação entre o câncer de pulmão e o cigarro é onde a relação de causa e efeito está melhor estabelecida no estudo da doença".
A Organização Mundial da Saúde registra mais de 60 mil pesquisas publicadas que comprovam a relação causal entre o uso do cigarro e doenças como câncer de pulmão (90% dos casos), enfisema pulmonar (80%), infarto do miocárdio (25%), bronquite crônica e derrame cerebral (40%).
O Inca recomenda às empresas que criem políticas de controle do tabagismo. Cerca de 1.106 empresas já estão cadastradas no programa "Ambiente Livre de Cigarro", que inclui a criação de "fumódromos" nas repartições.
Nas escolas, o Inca está aplicando o programa Sabor Saúde em conjunto com o Ministério da Saúde. O objetivo é manter as crianças longe do cigarro.


Texto Anterior: Incidência varia por região
Próximo Texto: Números são dos Estados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.