São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedida liminar contra diretor de unidade da Febem

DA REPORTAGEM LOCAL

A Promotoria da Infância e da Juventude de São Paulo solicitou anteontem ao juiz de Franco da Rocha (Grande São Paulo) liminar pelo afastamento de Lucimar da Silva Souza, diretor da unidade 30 da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) no município -mais conhecida como "francão" ou "cadeião".
O pedido ainda será analisado pelo juiz de Franco da Rocha. Esta é a segunda vez que a Promotoria solicita o afastamento de Silva Souza. A primeira solicitação ocorreu em 1999, quando ele dirigia o Complexo Imigrantes.
Na ocasião, a Justiça determinou seu afastamento em primeira instância, mas o Tribunal de Justiça cassou a liminar.
Liminar é uma decisão judicial provisória, concedida até a realização do julgamento do mérito.
No dia 16 de fevereiro deste ano, a Justiça manteve o afastamento no julgamento do mérito, mas a Febem recorreu novamente ao TJ.
Dessa vez, os promotores Wilson Tafner, Ebenezer Salgado e Suely Riviera solicitaram o afastamento de Silva Souza baseados em denúncias de maus-tratos, laudos de lesões corporais e em dois relatórios: o da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e o da ONU (Organização das Nações Unidas).
Os dois documentos alegam que ocorrem espancamentos na unidade. Além disso, a Promotoria cita a rebelião ocorrida no dia 11 de março no "francão", quando um funcionário foi morto.
A Febem só se manifestará após a notificação judicial. (GA)


Texto Anterior: Assistência social: Ex-vereador será o substituto de Ortega
Próximo Texto: Trânsito: Região do estádio do Morumbi terá esquema especial para jogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.