São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bala perdida mata menino no interior de SP

Matheus dos Reis Costa foi baleado no abdome durante uma perseguição policial a grupo de assaltantes em Ibitinga

Criminosos em fuga tinham assaltado uma joalheria; amiga que conversava com o garoto foi atingida, mas não corre risco de morte

Edson Silva/Folha Imagem
Velório do garoto Matheus dos Reis Costa,12, morto por bala perdida após assalto a uma relojoaria no centro de Ibitinga (347 km de SP)

GUILHERME CAMPOS
ENVIADO ESPECIAL A IBITINGA

Uma perseguição policial a assaltantes que tinham acabado de roubar uma joalheria provocou a morte de um menino de 12 anos e deixou uma adolescente ferida em Ibitinga (347 km a noroeste de São Paulo). Ambos foram atingidos por balas perdidas.
O assalto aconteceu no final da tarde de anteontem. Matheus dos Reis Costa, 12, morreu na madrugada de ontem.
Foi o primeiro caso de homicídio neste ano na cidade de 51.321 habitantes, que teve um homicídio em 2006.
O crime ocorreu, de acordo com a Polícia Civil, após pelo menos seis integrantes de uma quadrilha, disfarçados de policiais civis, terem roubado cerca de R$ 100 mil da Relojoaria Souza, na área central.
Na fuga, em direção a uma estrada de terra que liga Ibitinga a Itápolis, a quadrilha, em dois carros, foi perseguida pela Polícia Militar. Ao passar pela rua 13 de Maio, os acusados teriam disparado contra os policiais. Uma das balas atingiu o abdome do garoto, que conversava com uma amiga, sentado na frente de sua casa.
A amiga de Matheus, Pamela Caroline Coura de Araújo, 16, foi atingida no pé.
O casal de aposentados Eleonice e Ayrton Salvador Ducce, vizinho da família Costa, testemunhou o crime. Eles estavam sentados na varanda de casa.
"Os carros dos bandidos passaram em alta velocidade e um deles tirou o braço para fora e atirou no menino. Outros dois carros da polícia passaram e continuaram a perseguir os bandidos", disse Ayrton.
O garoto foi levado para o pronto-socorro e em seguida transferido para a Santa Casa, onde passou por cinco horas de cirurgia, mas não resistiu.
Matheus, segundo filho de uma doméstica e um industriário que trabalha em fábrica de bordados, cursava a sétima série. A escola onde ele estudava dispensou os 800 alunos e decretou luto.
No velório, o pai de Matheus, Celso dos Reis Costa, 40, disse que a primeira informação que recebeu foi que o filho tinha sofrido um acidente de bicicleta.
Celso lamentou que Ibitinga tenha perdido o que chamou de "tranqüilidade do interior". "Isso nunca tinha acontecido por aqui. É triste demais."
Na perseguição, os ladrões entraram em um canavial. Após despistar a polícia, renderam o caseiro de uma fazenda, que foi obrigado a colocar um trator no meio da pista para impedir a passagem dos carros da polícia. Ninguém foi preso.


Texto Anterior: Mulher morre em assalto no Alto de Pinheiros
Próximo Texto: Inconformado, pai diz que filho será só "mais um" nas estatísticas da violência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.