São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Em 2001, Plano Diretor já previa trem expresso

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O anúncio de uma linha de trem ligando São Paulo ao aeroporto de Cumbica não é novidade. O Plano Diretor municipal divulgado pela prefeitura em 2001 já previa a obra, com a instalação da estação terminal no entorno do Brás (região central).
O projeto foi reapresentado seguidas vezes, com locais diferentes para a instalação do terminal.
Em março de 2002, o projeto da linha de trem foi a razão de um convênio entre a Infraero e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Pelo acordo, a linha para Guarulhos deveria ser construída até 2005. A obra seria feita por concessão, e a empresa concessionária teria quatro opções de áreas para o terminal: Brás, Júlio Prestes (centro), Barra Funda e Pinheiros (zona oeste).
Uma vez adiada, a idéia foi retomada pelo município em 2003 -com o terminal previsto para a Barra Funda.
Na época, a prefeitura estudava fazer obras para que São Paulo pudesse concorrer como sede das Olimpíadas de 2012.
Em 2005, quando Cumbica completou 20 anos, o governo do Estado fez novos estudos, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos e a Infraero, para tentar viabilizar a construção do Expresso Aeroporto -nome pelo qual a linha de trem ficou famosa.
O último desenrolar ocorreu em 2007, quando foi concluído um processo de consulta pública para a obra. O governo do Estado estabeleceu que a linha do trem sairia da Luz (região central) até Cumbica, com obras que não tinham prazo para começar.
(RAFAEL SAMPAIO)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ponte estaiada passa por primeiro teste do sistema de iluminação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.