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Em 2001, Plano Diretor já previa trem expresso
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O anúncio de uma linha de
trem ligando São Paulo ao
aeroporto de Cumbica não é
novidade. O Plano Diretor
municipal divulgado pela
prefeitura em 2001 já previa
a obra, com a instalação da
estação terminal no entorno
do Brás (região central).
O projeto foi reapresentado seguidas vezes, com locais
diferentes para a instalação
do terminal.
Em março de 2002, o projeto da linha de trem foi a razão de um convênio entre a
Infraero e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Pelo acordo, a linha para
Guarulhos deveria ser construída até 2005. A obra seria
feita por concessão, e a empresa concessionária teria
quatro opções de áreas para
o terminal: Brás, Júlio Prestes (centro), Barra Funda e
Pinheiros (zona oeste).
Uma vez adiada, a idéia foi
retomada pelo município em
2003 -com o terminal previsto para a Barra Funda.
Na época, a prefeitura estudava fazer obras para que
São Paulo pudesse concorrer
como sede das Olimpíadas
de 2012.
Em 2005, quando Cumbica completou 20 anos, o governo do Estado fez novos
estudos, em parceria com a
Prefeitura de Guarulhos e a
Infraero, para tentar viabilizar a construção do Expresso
Aeroporto -nome pelo qual
a linha de trem ficou famosa.
O último desenrolar ocorreu em 2007, quando foi concluído um processo de consulta pública para a obra. O
governo do Estado estabeleceu que a linha do trem sairia
da Luz (região central) até
Cumbica, com obras que não
tinham prazo para começar.
(RAFAEL SAMPAIO)
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