São Paulo, sábado, 25 de abril de 2009

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Só 4 dos 10 centros de inspeção veicular têm vagas até dia 30

Veículo com final de placa "1" sem inspeção fica irregular a partir de sexta; procedimento pode ser feito depois do prazo

Como pagamento leva três dias para ser compensado, motorista precisa acertar a taxa até segunda-feira para manter-se dentro do prazo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Proprietários de veículos do primeiro lote da inspeção veicular obrigatória em São Paulo têm até dia 30 para realizar o serviço. Estão incluídos nesse lote carros a gasolina, álcool e gás fabricados entre 2003 e 2008, veículos a diesel e motos com placas terminadas em "1".
Quem não realizar a inspeção ou não tiver o veículo aprovado nos testes terá o licenciamento bloqueado e correrá o risco de pagar uma multa de R$ 550.
Em seis dos dez postos da inspeção veicular já não é possível agendar horário para inspeção ainda em abril -no posto de Jaguaré, por exemplo, agora só a partir de 18 de maio.
Motoristas podem tentar vagas para os próximos dias nos dois centros de Aricanduva, no de São Miguel e no de Itaquera, que foi inaugurado segunda-feira. Apesar da data-limite, é possível realizar a inspeção e regularizar o veículo após o dia 30.
O agendamento é feito no site da Controlar, concessionária responsável (www.controlar.com.br). O motorista deve digitar o número do Renavam do veículo e imprimir um boleto de R$ 52,73, que poderá ser pago em agência bancária ou pela internet. O valor será devolvido pela prefeitura, no caso de o veículo ser aprovado na inspeção.
Após o pagamento do boleto, o agendamento da vistoria é liberado em até três dias, prazo do processamento da transação bancária. Assim, o motorista de carro com placa final "1" que fizer o pagamento do boleto após a próxima segunda-feira corre o risco de não conseguir agendamento antes do dia 30 e, portanto, ter o licenciamento bloqueado. Com o veículo bloqueado, não é possível transferir ou vender o automóvel.
A inspeção obrigatória em São Paulo, cujo objetivo é reduzir as emissões de poluentes, começou no ano passado, com a frota a diesel. Neste ano, a obrigação se estendeu para carros fabricados entre 2003 e 2008 e motos. Do total de 1,5 milhão de carros, 98.625 estavam obrigados a fazer a inspeção até o dia 30 -55.306 do total de 770 mil motos, também. Mas, entre fevereiro e março, as taxas de carros e motos inspecionados foram de 42,2% e 9,3%, respectivamente, segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
A pasta não informou dados parciais relativos a abril, mas estima que, até o próximo dia 30, 70% dos carros e apenas 12% das motos obrigados neste momento tenham cumprido a exigência. Via assessoria, a secretaria disse tratar-se de "um programa novo", em que ajustes "vão sendo feitos ao longo do processo". "A adesão das motos é considerada baixa. Vamos fazer ações junto aos sindicatos e associações do setor para estimular maior adesão."
Segundo a Controlar, o tempo médio da inspeção é de cinco minutos. Em caso de desaprovação, o proprietário deve corrigir o problema e levar o veículo para nova avaliação.


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