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Só 4 dos 10 centros de inspeção veicular têm vagas até dia 30
Veículo com final de placa "1" sem inspeção fica irregular a partir de sexta; procedimento pode ser feito depois do prazo
Como pagamento leva três dias para ser compensado, motorista precisa acertar a taxa até segunda-feira para manter-se dentro do prazo
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Proprietários de veículos do
primeiro lote da inspeção veicular obrigatória em São Paulo
têm até dia 30 para realizar o
serviço. Estão incluídos nesse
lote carros a gasolina, álcool e
gás fabricados entre 2003 e
2008, veículos a diesel e motos
com placas terminadas em "1".
Quem não realizar a inspeção
ou não tiver o veículo aprovado
nos testes terá o licenciamento
bloqueado e correrá o risco de
pagar uma multa de R$ 550.
Em seis dos dez postos da
inspeção veicular já não é possível agendar horário para inspeção ainda em abril -no posto
de Jaguaré, por exemplo, agora
só a partir de 18 de maio.
Motoristas podem tentar vagas para os próximos dias nos
dois centros de Aricanduva, no
de São Miguel e no de Itaquera,
que foi inaugurado segunda-feira. Apesar da data-limite, é
possível realizar a inspeção e
regularizar o veículo após o dia
30.
O agendamento é feito no site da Controlar, concessionária
responsável (www.controlar.com.br). O motorista deve
digitar o número do Renavam
do veículo e imprimir um boleto de R$ 52,73, que poderá ser
pago em agência bancária ou
pela internet. O valor será devolvido pela prefeitura, no caso
de o veículo ser aprovado na
inspeção.
Após o pagamento do boleto,
o agendamento da vistoria é liberado em até três dias, prazo
do processamento da transação
bancária. Assim, o motorista de
carro com placa final "1" que fizer o pagamento do boleto após
a próxima segunda-feira corre
o risco de não conseguir agendamento antes do dia 30 e, portanto, ter o licenciamento bloqueado. Com o veículo bloqueado, não é possível transferir ou vender o automóvel.
A inspeção obrigatória em
São Paulo, cujo objetivo é reduzir as emissões de poluentes,
começou no ano passado, com a
frota a diesel. Neste ano, a obrigação se estendeu para carros
fabricados entre 2003 e 2008 e
motos. Do total de 1,5 milhão de
carros, 98.625 estavam obrigados a fazer a inspeção até o dia
30 -55.306 do total de 770 mil
motos, também. Mas, entre fevereiro e março, as taxas de carros e motos inspecionados foram de 42,2% e 9,3%, respectivamente, segundo a Secretaria
do Verde e do Meio Ambiente.
A pasta não informou dados
parciais relativos a abril, mas
estima que, até o próximo dia
30, 70% dos carros e apenas
12% das motos obrigados neste
momento tenham cumprido a
exigência. Via assessoria, a secretaria disse tratar-se de "um
programa novo", em que ajustes "vão sendo feitos ao longo
do processo". "A adesão das
motos é considerada baixa. Vamos fazer ações junto aos sindicatos e associações do setor para estimular maior adesão."
Segundo a Controlar, o tempo médio da inspeção é de cinco minutos. Em caso de desaprovação, o proprietário deve
corrigir o problema e levar o
veículo para nova avaliação.
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