São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

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Ciclovias da cidade são utilizadas para o lazer

Pistas ainda não despontam como forma de ir ao trabalho

DA REPORTAGEM LOCAL

As ciclovias em São Paulo são poucas, têm problemas a serem resolvidos e servem mais para o lazer do que como meio de ir ao trabalho ou à escola. É o que opinam cicloativistas entrevistados pela Folha.
O problema começa com a escassez de opções. A cidade possui apenas 19 km de ciclovias fora de parques, segundo a Secretaria Municipal do Verde.
O órgão inclui nessa conta a ciclovia da Radial Leste (12 km) -falta entregar um trecho de 2 km que fica justamente no meio do percurso-, 1,8 km na Estrada de Colônia, no extremo sul, e 7 km na av. Inajar de Souza (zona norte), que ainda precisa ser concluída e sinalizada, apesar de já ser usada.
A cidade tem ainda 14 km de ciclovia da marginal Pinheiros, administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde há um acesso na Vila Olímpia e outros dois na outra ponta.
"É uma ciclovia que acaba sendo usada para o lazer porque o usuário que quer sair no meio não consegue", diz André Pasqualini, diretor do Instituto CicloBR. Outro problema é o fato de ela fechar às 18h. Já a da avenida Radial Leste, para no Tatuapé e não vai até o centro, o que exclui muitos trabalhadores, opina.
Para Pasqualini, a cidade sofre pela falta de conhecimento técnico para planejar uma ciclovia. "Sinto que existe uma boa vontade de autoridades, mas não se sabe como desenvolver, pensar, planejar. As ciclovias de hoje são adaptações de calçadas, de pistas que existiam, aproveitadas de modo a não incomodar os carros", diz.
Para William Cruz, do site Vá de Bike, a falta de interesse em se fazer uma cidade amiga da bicicleta reflete o comportamento da população. "As ciclovias protegem o ciclista. Porém, acabam reforçando a ideia de alguns de que lá é o lugar da bicicleta, e que a rua é só deles", afirma Cruz.
Segundo a prefeitura, serão implantados até 2012 100 km de ciclovias e ciclofaixas -essas não têm separação física entre carros e bicicletas.


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