São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO
Detran de São Paulo publica lista com nomes dos motoristas que têm 20 pontos ou mais em infrações na carteira
Mais de 2.000 podem perder habilitação

LARISSA SQUEFF
DA FOLHA ONLINE

O Detran de São Paulo divulgou ontem, no "Diário Oficial do Estado", 2.285 nomes de motoristas que podem ter a carteira de habilitação suspensa.
Eles cometeram infrações de trânsito, cujos pontos somados atingem ou ultrapassam 20.
A assessoria de imprensa do Detran informou que as pessoas citadas devem receber uma notificação, via correio, até o final da semana.
O prazo para recorrer das multas e entregar a carteira ao Detran é de 30 dias a contar de ontem. Quem não receber o documento, mas encontrar seu nome na lista, deve comparecer ao Detran e pedir um extrato das multas.
A lista divulgada contém os nomes dos motoristas, o número da carteira de habilitação e o número de registro, que está escrito ao lado da categoria na carteira.
A suspensão varia de 1 a 12 meses. Quem tiver a carteira cassada deverá passar por um curso de reciclagem ministrado no próprio Detran.
De maio de 99 até hoje, 52.689 pessoas atingiram o limite de pontuação prevista pelo Código Nacional de Trânsito. Dessas, apenas 4.000 perderam efetivamente a carteira de motorista.
Isso acontece porque esses motoristas podem recorrer.
No caso de a pessoa citada estar contestando alguma multa -alegando que não cometeu a infração-, ela poderá esperar até o final do julgamento antes de ter o documento suspenso.
Outra alternativa é entregar a carteira ao Detran e esperar que as faltas sejam julgadas, o que leva cerca de 30 dias .
A assessoria de imprensa do Detran informou que o julgamento dependerá do tipo de infração.
Se os 20 pontos foram acumulados por estacionamento proibido, por exemplo, o tempo de suspensão é curto.
Se os tipos de infração forem aqueles considerados graves ou gravíssimos, como no caso de ultrapassagem da velocidade permitida, a suspensão será maior.
Aqueles que forem notificados ou tiverem o nome publicado na lista e não tomarem providências em 30 dias terão o número de registro da carteira da habilitação bloqueado automaticamente.
No caso de o motorista ser parado em uma fiscalização, a carteira será apreendida e o motorista terá de pagar multa de 180 Ufirs, cerca de R$ 187.


LEIA a relação completa de nomes na Folha Online (http://www.uol.com.br/folha/cotidiano/lista_detran.htm)



Texto Anterior: Diretor de teatro russo morre aos 73
Próximo Texto: Panorâmica: Projeto de lei quer acabar com publicidade de cigarro e o patrocínio a eventos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.