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PANORÂMICA
SAÚDE
Projeto de lei quer acabar com publicidade de cigarro e o patrocínio a eventos
Um projeto de lei que proíbe a
veiculação de propaganda de cigarro e o patrocínio da indústria
tabagista a eventos culturais e esportivos será apresentado ao
Congresso Nacional na próxima
semana, segundo o ministro da
Saúde, José Serra.
O projeto foi anunciado ontem
durante a abertura do Fórum Mídia e Tabaco, em São Paulo. Na
ocasião, foi lançada a nova campanha antifumo do governo.
Serra mostrou-se otimista
quanto à aprovação do projeto de
lei até agosto deste ano. "Estou
confiante que o Congresso, sensível à opinião pública", disse.
Já tramita no Congresso um outro projeto de lei que prevê a proibição de propaganda de fumo. Ele
foi analisado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça do
Senado, mas não foi votado porque houve pedido de vista.
Caso seja aprovada a proposta
de Serra, a lei vetará comerciais na
TV, rádio, jornais, revistas e outdoors. Impedirá ainda o patrocínio de atividades como o Free Jazz
Festival e campeonatos de automobilismo (Fórmulas 1 e Indy).
O ministro não disse, entretanto, como evitaria que patrocinadores de eventos internacionais
tenham suas marcas divulgadas
em competições no Brasil.
A ofensiva contra a publicidade
de cigarros faz parte de uma política para prevenir o fumo entre jovens. Serra disse esperar que, depois de quatro anos sem publicidade, o consumo caia até 40%.
A Souza Cruz, uma das duas
maiores empresas do setor de tabaco no Brasil, não quis se pronunciar sobre o projeto de lei até
que ele seja apresentado. A Dueto
Produções e Publicidade, produtora do Free Jazz Festival, também não comentou o assunto.
(DA REPORTAGEM LOCAL)
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