São Paulo, domingo, 25 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Aumento de idosos preocupa geriatras

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

O progressivo aumento do número de idosos norte-americanos e a possibilidade de esse número alcançar o dobro nos próximos anos está gerando importante preocupação nos meios médicos locais. Para o professor Carmel B. Dyer, da Divisão de Medicina Geriátrica e Paliativa da Escola Médica da Universidade do Texas, em Houston, o receio é de que o sistema de saúde do país não esteja preparado para atender tão elevado número de doentes geriátricos nos próximos anos, já que esses pacientes requerem habilidades especiais de atenção, não só da parte do médico mas também de todo pessoal da área da saúde.
Esta foi uma das razões da criação de um centro de educação geriátrica interdisciplinar na Universidade do Texas, subvencionado pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos.
O centro terá como finalidade formar geriatras que irão ensinar a prática de saúde a idosos aos médicos clínicos para que eles se tornem especializados no atendimento desse tipo de paciente em diferentes ambientes como os hospitais, clínicas, casas de repouso e, também, centros de reabilitação.
Dyer acrescenta que o médico especializado no atendimento a idosos deve estar capacitado a ajudar os pacientes e suas famílias no acesso aos recursos da comunidade, assim como manter a independência e também ajudá-los a reconhecer e prevenir tratamentos inadequados. Além disso, pretende ajudar a evitar a exploração financeira desses doentes e seus familiares por pessoas de má-fé.


julio@uol.com.br

Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Livro ensina como conhecer a audição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.