São Paulo, Terça-feira, 25 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESPERDÍCIO

DER paga empresa por obra já feita

da Reportagem Local

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) pagou R$ 45,4 mil a uma empreiteira para consertar uma estrada que já havia sido reparada pelos próprio órgão.
A negociação é alvo de uma ação civil impetrada ontem pelo Ministério Público. Na ação, o promotor Luiz Sales pede que o dinheiro seja devolvido ao Estado pela contratada e por três engenheiros do DER.
O promotor afirma que a empresa enriqueceu ilicitamente e que os engenheiros foram omissos por não informar à diretoria que o contrato não deveria ser honrado, pois as obras já haviam sido feitas com material e pessoal do Estado.
Além de ressarcir integralmente o dano aos cofres públicos, com juros e correção, a ação pede que os envolvidos sejam condenados a pagar uma multa de R$ 90,8 mil.
O caso aconteceu no começo de 97, quando uma tempestade destruiu um bueiro no km 504 da SP 425, próximo à cidade de Estrela do Norte (630 km a oeste de SP).
Os três engenheiros citados na ação enviaram ofícios à diretoria do órgão pedindo a contratação de uma empresa que pudesse reparar os danos causados pela chuva.
Imediatamente, porém, funcionários do DER iniciaram as obras. Quando a empresa finalmente foi contratada, os reparos já haviam sido concluídos, mas ela recebeu como se tivesse feito o serviço.
A assessoria do DER informou que o superintendente do órgão, Sérgio Camargo, havia ido a um velório e não comentaria o caso.


Texto Anterior: Sem-teto rendem policial e invadem prédio no centro de SP
Próximo Texto: Serra defende divulgação urgente dos riscos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.