São Paulo, domingo, 25 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copacabana concentra mais idosos no Rio

DA REPORTAGEM LOCAL

Morar sozinho na terceira idade é para muitos sinônimo de depressão, já que nem sempre isso acontece por opção. Para Edilte de Freitas Ferreira, 79, esse é um dos motivos de sua felicidade. Ela conta que já recusou várias ofertas para morar com um de seus sete filhos.
"Eles queriam que eu escolhesse um deles para morar junto. Só que eu gosto de ficar sozinha, de poder ver televisão sem que ninguém queira mudar o canal", diz.
Outro fator que ajudou Edilte a tomar essa decisão é o bairro onde mora: Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. "Aqui eu tenho minhas amigas, posso passear no calçadão da praia e bater papo com elas", diz.
Segundo o IBGE, Copacabana é o bairro do Rio com maior concentração de pessoas com 65 anos ou mais. Eles são quase 20% da população do bairro. A média do Rio de Janeiro era, em 1996, data da última contagem populacional, 8,3%. A favela da Rocinha apresentava apenas 2,4% de sua população nessa faixa etária.
Os dados do IBGE ficam mais evidentes quando se passeia de manhã pelo calçadão de Copacabana, ponto de encontro de Edilte e suas amigas. Lá, elas decidem os programas que farão mais tarde.
Um dos preferidos de Edilte é ir a bailes da terceira idade. "Queria que houvesse mais bailes desse tipo em Copacabana. Sempre que há um baile, pego um ônibus com minhas amigas e vou me divertir", afirma.
O fato de morar sozinha causa muita preocupação para os filhos de Edilte. "Todo dia, um deles combina de me ligar para saber se estou bem e se preciso de alguma ajuda", afirma.
Ela conta que, certa vez, esqueceu de avisar aos filhos que iria ver uma amiga. Quando chegou em casa, encontrou uma de suas filhas, apavorada, com um chaveiro arrombando a porta de seu apartamento.
"Acharam que eu tinha morrido. O pior é que a minha filha ainda gastou R$ 66 para abrir a fechadura lá de casa", lembra, com bom humor, Edilte.


Texto Anterior: Vida de solteiro: 3,8 milhões moram sozinhos no Brasil
Próximo Texto: Rotina inclui refeição improvisada e fora de hora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.