São Paulo, domingo, 25 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANUZA LEÃO

A melhor vingança


Diga que não achou a pasta com os papéis do Imposto de Renda; ele vai ter que catar todos os recibos de novo

COMO VOCÊ gostaria de ser lembrada pelo homem que te deixou? Com um distante "ela era uma pessoa maravilhosa e não merecia o que eu fiz" ou com um irado "não falem dessa mulher perto de mim"? Feche os olhos, faça uma reflexão profunda e responda, antes de continuar a leitura. Já sabe? Então vamos em frente.
Se escolheu a primeira hipótese, além de uma forte vocação para vítima, sente um prazer especial -como toda vítima- em massacrar o outro. Ele vai sofrer por não ter ficado com uma mulher com tantas qualidades, por ter se comportado mal em tantas ocasiões, porque não teve capacidade para conservar uma esposa tão boa, porque é egoísta e não vale nada, porque passa a vida fazendo a infelicidade de pessoas que não merecem, como você. Ele vai se sentir como um cão leproso, em suma, o que é sempre bom.
Firmíssima em seu papel (e apoiada pela família dele), seja sincera: não é bom pensar que, mesmo que ele tenha se casado de novo, tido mais três, cinco ou dez filhos, no fundo, bem lá no fundo, carrega a culpa de ter deixado uma santa, praticamente, como você? Essa é a felicidade suprema (para algumas), maior do que arranjar um novo amor, ser feliz e tocar a vida para frente. Essa situação deliciosa vai durar um tempo; mais longo, menos longo, tanto faz, mas um dia ele te esquece, claro.
Agora, se optou por ser lembrada como uma peste, é preciso fazer alguma coisa logo, qualquer coisa, para que ele fique com muita raiva de você. É curioso, mas ninguém se esquece das pessoas de que tem muita raiva. E ao contrário do que disse Scott Fitzgerald, que a melhor vingança é viver bem, aprenda: a melhor vingança é a vingança mesmo. Nada de sangue; seja sutil, mas rápida. Arquitetar um plano já vai te ajudar a se sentir mais forte, a estimular sua inteligência e sua criatividade. Que tal seduzir o melhor amigo dele? Ok, um dos melhores já resolve. O golpe é baixo e óbvio, mas pode ser ainda mais baixo se for menos óbvio. Ele não deverá, jamais, saber, e atenção: como não pode correr o risco de ouvir um não, escolha cuidadosamente seu alvo.
Quando estiverem juntos, diga que tem sonhado com ele, não sabe por que; vai despertar o pavão que existe dentro de cada homem e passar por alguém que, diferentemente do que todos pensavam, não saiu derrotada da separação.
Seu ex não deverá saber, jamais, do que aconteceu, mas quando ele for visitar as crianças, lembre, sem nenhum remorso, dos momentos que passou com o outro. Aprenda, minha amiga: uma boa vingança não precisa de platéia, é pessoal e intransferível. Você vai se sentir tão bem, mas tão bem, que talvez nem precise fazer mais nada. Mas é bom continuar, para se garantir.
Algumas belas maldades, para complicar bastante a vida dele, vão deixar você em estado de graça.
Quando ele mandar buscar as coisas que ainda ficaram em sua casa, diga que não encontrou a pasta onde estavam os papéis do Imposto de Renda; ele vai ter que catar todos os recibos de novo, tem melhor? E aproveitando o embalo, suma também com todos os documentos que conseguir encontrar, sem se esquecer do passaporte.
Cumpridas essas preliminares, celebre tomando um uísque, no lugar de um Lexotan -bem melhor, não? E com a certeza de que ele não vai, jamais, te esquecer.


@ - danuza.leao@uol.com.br


Texto Anterior: 1,6 milhão perde 15 dias do ano só para ir ao trabalho
Próximo Texto: Há 50 anos: Ribeirão Preto faz 100 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.