São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No RS, garoto faz 15 anos isolado com máscara e luvas

Família de estudante com suspeita de gripe suína está em isolamento domiciliar

"Não há pânico, são apenas medidas profiláticas", diz o pai do rapaz, colega de uma garota que está em estado grave após ir à Argentina


Fernando Gomes/Agência RBS
Moradores de São Gabriel (RS) se protegem da gripe; Secretaria de Saúde do Estado distribuirá máscaras às empresas de ônibus

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO GABRIEL (RS)

Mascarado, ardendo de febre e sem ninguém chegar perto. Foi assim que o estudante Eduardo Costa completou 15 anos na terça-feira em São Gabriel (321 km de Porto Alegre), cidade que decretou emergência por causa da gripe suína.
No aniversário, não houve churrasco nem visitas. "Foi uma chatice, estava com muita febre [39C]", disse.
O jovem vive isolado em casa desde que passou a ter sintomas, na segunda. Máscara e luvas são agora acessórios cotidianos, pratos e talheres são esterilizados e o contato com as pessoas é evitado ao máximo.
A família entrou em isolamento por recomendação médica. A mãe e um irmão estão em Porto Alegre. Na casa, estão ele, o pai e a irmã de 12 anos.
A empregada é a única que entra e sai de casa. Todos usam máscara. Na etiqueta da nova gripe, não há aperto de mãos.
"Não há pânico, são apenas medidas profiláticas", diz o advogado Solano Lopes Costa, pai do adolescente. Com o isolamento, ele trabalha em casa.
Eduardo não fez exames laboratoriais, mas as autoridades de São Gabriel não têm dúvida de que tenha contraído o vírus.
Ele se sentava na frente de uma colega de escola que está em estado grave num hospital de Santa Maria. A jovem adoeceu após ir a Buenos Aires.
Em São Gabriel, há 23 casos, mas só quatro confirmados por exames. Na terça, a prefeitura informara que havia a confirmação de cinco casos, mas ontem corrigiu a informação. Representantes do governo estadual e municipal, que divergiram quanto à proibição de aglomerações públicas, se reuniram ontem e decidirão na segunda se mantêm a medida.

Máscaras em ônibus
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul anunciou ontem que distribuirá às empresas de ônibus máscaras cirúrgicas que deverão ser entregues aos passageiros. O material será encaminhado para as viações que operam linhas para Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
As máscaras deverão ser distribuídas quando qualquer viajante apresentar sintomas da gripe suína. A prática já ocorre nos voos comerciais.
(GRACILIANO ROCHA)


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Mais três colégios da capital paulista suspendem aulas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.