São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

"Torço para que seja uma manifestação de Deus", afirmou dom Mascarenhas Roxo; petebista acha que Ferraz pode faturar

Bispo e prefeito torcem por milagre da santa

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto a Igreja Católica não decide se a mancha descoberta no último dia 14, no vidro da janela de uma casa em Ferraz de Vasconcelos (Grande SP), é ou não uma imagem de Nossa Senhora, o bispo da Diocese de Mogi das Cruzes (que inclui Ferraz de Vasconcelos) e o prefeito da cidade dizem torcer para que o milagre se confirme. Os motivos são respectivamente de fé e econômicos.
"Eu acho linda [a imagem na janela". Torço para que seja alguma manifestação de Deus", afirmou dom Paulo Mascarenhas Roxo, que esteve ontem no local pela segunda vez. O bispo se disse "impressionado" com o fenômeno.
"Tenho um postal de Nossa Senhora e, olhando assim [para a mancha na janela", ela parece o contorno da imagem do postal. Depois, o fato de que o vidro estava aí havia quatro anos, e só agora crianças perceberam a imagem, é bastante curioso", completou.
"Não sei dizer se é a santa ou não, mas toda a região vê o fenômeno com bons olhos porque a cidade é muito pobre e sofre com a violência. Se for a imagem de Nossa Senhora, Ferraz de Vasconcelos terá uma história antes e outra depois dessa descoberta", disse o prefeito José Carlos Fernandes Chacon (PTB).
Segundo ele, o município poderia virar uma nova Aparecida -cidade paulista onde está o santuário da santa de mesmo nome e que recebe, anualmente, mais de 150 mil fiéis só no dia 12 de outubro. "A imagem de Nossa Senhora traria movimento, receita e geraria emprego."
"A igreja não vai se pronunciar oficialmente até que os cientistas confiram se o que aconteceu é ou não algo extraordinário. Com a fé das pessoas não se brinca", disse dom Paulo Mascarenhas Roxo.
Uma comissão formada por especialistas em física, química, engenharia de materiais, teologia e parapsicologia, convocada pela diocese e apresentada ontem, terá sua primeira reunião na próxima semana para, então, determinar as ações e o cronograma da análise científica da suposta imagem.
Quatro pesquisadores da área de parapsicologia da PUC-SP estiveram ontem em Ferraz, mas não arriscaram um diagnóstico.
A cantora Elba Ramalho também esteve ontem no local. Uma assessora da cantora contou que ela planeja escrever um livro com histórias do surgimento de imagens de Nossa Senhora.
Até ontem, mais de 140 mil pessoas já haviam visitado a suposta santa e, embora um cartaz peça que ninguém compre produtos relacionados ao caso, camisetas com a mancha da janela eram vendidas a R$ 10 e fotos, a R$ 5.
Além da "imagem" de Ferraz de Vasconcelos, pelo menos outras quatro aparições teriam sido registradas no Brasil: em São Miguel (zona leste de SP), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Santa Maria (RS).

Policiamento
Apesar de reclamar da violência na cidade, a PM de Ferraz de Vasconcelos destacou quase 30% de seu efetivo para ficar na rua da suposta aparição e adjacências. Dos 89 PMs, 26 se revezam no local.
Segundo o capitão Odilon da Silva Jr., comandante da 5ª Companhia da PM local, o volume de ocorrências caiu pela metade desde que a "santa surgiu". "Não temos números, mas sentimos que as chamadas diminuíram, assim como os roubos e homicídios."
Ferraz é a 20ª cidade mais violenta do Estado -levando em conta os municípios com mais de 100 mil habitantes. A taxa de homicídios no ano passado foi de 50,26 por 100 mil moradores.


Colaborou o "Agora"

Texto Anterior: Estradas: Alckmin reduz em até 50% pedágio da Castello por 18 meses
Próximo Texto: Fato "é mais sociológico que religioso"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.