São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infestação e novo sorotipo ampliam casos em 2002

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O alto nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e a proliferação de um novo sorotipo da doença, o 3, contribuíram para o aumento do número de casos neste ano.
Hoje, 13 Estados apresentam os três sorotipos (1, 2 e 3): Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Pará. Em 2001, o sorotipo 3 era encontrado somente no Rio.
A Funasa(Fundação Nacional de Saúde) se preocupa com o aumento do número de sorotipos. Esse fenômeno aumenta a probabilidade de uma pessoa que já teve dengue vir a ter a versão hemorrágica na segunda contaminação.
O país atravessa a pior epidemia dos últimos 16 anos. De janeiro a julho já são 673.059 casos registrados, dos quais 90 foram fatais.



Texto Anterior: Saúde: Governo antecipa e amplia ação antidengue
Próximo Texto: Prefeitura de SP lança campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.