São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2007

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Para FAB, pista nova sem ranhuras é escorregadia

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
RUBENS VALENTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Novos pavimentos de pistas dos aeroportos sem "grooving" -ranhuras para drenar água e aumentar aderência de pneus, que a Infraero começa a aplicar hoje em Congonhas-, são consideradas ""superfícies escorregadias" em documento da Aeronáutica, que orienta teste de pouso em condições de chuva.
A especificação está na Norma de Serviço IAC 3502-121, que normatiza a licença para aviões pousarem sob chuva.
A falta de ranhuras em Congonhas é apontada por pilotos como uma das causas de derrapagens, o que a Infraero nega.
A estatal afirma, com base em parecer parcial do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que a superfície da pista principal de Congonhas atingiu os índices aceitáveis de atrito mesmo sem as ranhuras.
Para Infraero e Cenipa (órgão da FAB que investiga acidentes aéreos), o "grooving" é só um adicional de segurança.
A eficiência, porém, do "grooving" nas pistas de Congonhas foi atestada no mestrado do engenheiro Oswaldo Sansone Rodrigues Filho. Em trechos de pista sem ranhuras, o índice médio de atrito era de 0,46, número que ele considerou "significativamente inferior" aos 0,68 a 0,71 dos pontos onde havia "grooving".
"Resultados indicaram claramente benefícios do "grooving" para melhorar as condições de atrito", escreveu, na tese.


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