São Paulo, segunda-feira, 25 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Escultura de Tomie Ohtake será restaurada em Guaíra

ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

Danificada desde o final de 2010, uma escultura de aço de Tomie Ohtake no parque Maracá, em Guaíra (interior de SP), deve ser restaurada a partir de agosto.
A prefeitura vai investir R$ 20 mil na substituição de um dos 13 arcos irregulares que compõem a obra, que tem 16 m de largura, 21 m de comprimento e 5 m de altura.
"A ação de vândalos fez com que uma das partes ficasse quebrada", disse Evio Tostes, coordenador da Secretaria do Meio Ambiente.
A Secretaria da Cultura do município contatou o Instituto Tomie Ohtake e pediu a indicação de técnicos para recuperar a obra. Em seguida, abriu licitação para escolher um profissional e reconstituir a instalação, um cartão-postal da cidade.
Além da recolocação da tubulação, a prefeitura investe em iluminação para evitar vandalismo. Tostes diz que a administração propôs até colocar proteção na obra, mas não teve autorização.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, muitas pessoas visitam diariamente o parque e a obra nas férias de janeiro ou julho.
O Instituto Tomie Ohtake informou ter sido contatado, mas não deve participar diretamente da recuperação.
A obra, sem título, foi uma das últimas da artista instaladas no interior do Estado. Há outras em Ribeirão Preto, Taquaritinga e Registro.


Texto Anterior: Checar dados pode ajudar a evitar fraudes
Próximo Texto: Luto: Biógrafo de Silvio Santos, Arlindo Silva morre aos 87 anos em Minas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.