São Paulo, segunda-feira, 25 de julho de 2011

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Checar dados pode ajudar a evitar fraudes

DE SÃO PAULO

Checar o CNPJ do cliente para ver se a empresa de fato existe, verificar por que passou de inativa para ativa de uma hora para outra e procurar saber por que seu objeto social e composição societária tiveram mudanças cadastrais bruscas (e constantes) são procedimentos simples que podem evitar prejuízos.
A Serasa constatou alta de 734% nas consultas das soluções antifraude que oferece ao comparar pedidos de junho de 2010 e maio deste ano, com igual período dos anos anteriores. Por dia, um milhão de empresas consultam informações na Serasa.
Os custos para ter serviços que ajudem a se prevenir de golpes são variados. De R$ 0,50 a R$ 2 é o preço cobrado no mercado para consultar, por exemplo, cheques emitidos. Ter relatórios detalhados de um determinado CNPJ custa de R$ 10 a R$ 20.

INVESTIMENTO
Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP, diz que a maior dificuldade ainda para as pequenas empresas é que enxergam esses serviços como "custos" e não como "investimentos" preventivos.
Outro cuidado recomendado a quem vai passar para frente uma empresa inativa é contratar um contador, ter contato pessoal com os compradores interessados, checar as informações dadas e observar se o pretenso comprador está interessado na empresa ou apenas no cadastro comercial dela.


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