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Maior parte ficará em locais hoje sem fiscalização
DA REPORTAGEM LOCAL
Os novos radares devem
pegar muitos motoristas de
surpresa não só por agregar
funções adicionais, mas também pelos lugares onde serão implantados.
Os 175 equipamentos vão
funcionar, em revezamento,
em estruturas fixas instaladas em 303 endereços da cidade de São Paulo, dos quais
60% serão novos -não são
fiscalizados hoje.
A licitação dividiu a capital
paulista em quatro lotes, e os
custos estimados a serem pagos pela prefeitura são de R$
109 milhões em 48 meses.
As lombadas eletrônicas
-hoje são cem- e os 26 radares móveis também são
mantidos pela prefeitura em
contratos separados.
Os diversos tipos de multa
que poderão aplicar devem
ampliar a tendência de diversificação das infrações já verificada nos últimos meses
deste ano na cidade.
No primeiro semestre de
2007, a quantidade total de
multas de trânsito na capital
paulista foi de 1,99 milhão,
queda de 0,77% em relação
ao registrado no mesmo período do ano anterior.
Dentre as seis autuações
mais comuns (rodízio, velocidade, estacionamento, celular, semáforo vermelho e
cinto de segurança, nessa ordem), a que mais caiu foi a de
desrespeito à restrição veicular -diminuição de 17%-
e a que mais subiu -alta de
10,7%- foi por estacionamento em lugar proibido.
Aumento
O balanço da CET, no entanto, revela que os chamados "outros enquadramentos" (que abrangem as infrações que nunca foram prioridades da fiscalização, como
invasão à faixa de pedestres)
tiveram aumento de multas
de 18% no período.
Essa tendência coincide
com a volta dos PMs à fiscalização de multas, antes feita
só pelos marronzinhos.
Um convênio firmado entre Estado e prefeitura em
maio de 2006 voltou a permitir que policiais militares
pudessem autuar veículos
por infrações que, pelo código de trânsito, seriam responsabilidade só do município -como as listadas acima.
Neste ano, a PM também
já começou a testar a implantação de um grupamento
voltado prioritariamente ao
trânsito.
(AI)
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