São Paulo, terça-feira, 25 de agosto de 2009

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Mau atendimento lidera ranking da ouvidoria municipal

Iluminação pública, líder por quatro anos, teve menos queixas no segundo trimestre deste ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez em cinco anos, as reclamações sobre iluminação pública não ocuparam o topo do ranking elaborado pela Ouvidoria Geral do município. Desta vez, o campeão de queixas foi o mau atendimento da rede municipal de São Paulo, especialmente aquele que é dado pela Secretaria da Saúde. Os números são referentes ao segundo trimestre deste ano.
"Não houve aumento nas queixas de atendimento; o que ocorreu foi a diminuição das reclamações sobre iluminação", explica a ouvidora-geral Maria Inês Fornazaro. O registro caiu de 1.226, no segundo trimestre do ano passado, para 571 no mesmo período deste ano. Já a variação sobre atendimento foi ínfima -de 718 para 717, considerando, respectivamente, os mesmos intervalos.
Segundo Maria Inês, a diminuição de reclamações sobre iluminação se deve à melhoria no serviço Ligue Luz (tel.: 0800 722 0156), mantido pelo Ilume (Departamento de Iluminação Pública). O canal é responsável pelo primeiro atendimento às queixas; apenas quando o problema não é resolvido é que o cidadão recorre à ouvidoria.
Já para reduzir a insatisfação com o atendimento público, a ouvidoria marcou para a próxima quarta-feira uma reunião com profissionais da Secretaria da Saúde, a mais citada nas reclamações. Na reunião, serão discutidas formas de melhorar a qualidade do serviço.
Para a ouvidora, o maior afluxo de pessoas nas unidades de saúde por conta da gripe suína também pode ter contribuído para o resultado.
O relatório traz ainda informações separadas por região da cidade, que serão compiladas no documento que será elaborado no final do ano. Na zona norte, a queixa mais recorrente foi sobre buracos; na sul, na leste e na oeste, problemas de jardinagem, e no centro, comércio irregular. De acordo com a ouvidoria, as reclamações estão relacionadas com esta época do ano, em que choveu mais, facilitando o aparecimento de buracos e dificultando a manutenção de jardins.
Os moradores das subprefeituras de Butantã (zona oeste), Santana/Tucuruvi (zona norte) e Mooca (zona leste) foram, respectivamente, os que mais se manifestaram.


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