São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja é fechada por falta de segurança

Templo localizado em antigo galpão do Brás, que chega a atrair 15 mil pessoas, não tem documentação em dia

Direção da Igreja Mundial do Poder de Deus não se manifesta; celebrações estão suspensas no local

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Justiça Estadual de São Paulo determinou o fechamento da sede da Igreja Mundial do Poder de Deus, instalada num antigo galpão no parque metalúrgico do Brás -região central da capital- por falta de documentação.
Procurada, a direção da Igreja não quis se manifestar. Segundo fiéis, desde anteontem as celebrações estão suspensas em razão da ordem.
A liminar foi concedida na sexta pela juíza Maria Gabriella Spaolonzi e atende a pedido do Ministério Público. A multa diária por desrespeito à ordem é de R$ 30 mil.
O pedido foi apresentado pela promotora Mabel Tucunduva. Ela também investiga o acidente da Igreja Renascer que deixou nove mortas em janeiro do no passado.
A Promotoria afirma que não há documentação que comprove a segurança aos frequentadores dos cultos.
A igreja funciona desde 2006. De acordo com o Ministério Público, chegam a se reunir cerca de 15 mil pessoas no local, diante de uma capacidade para 8.040 lugares.
Essa grande quantidade de frequentadores provoca, segundo a ação, um caos no trânsito na região e barulho que incomoda os vizinhos.
"Não conseguimos estacionar na nossa rua de jeito nenhum", disse o securitário Almir Cavalcante, 47. A meia hora do início do culto "Milagre Urgente", ontem, às 15h, a lavadeira Maria Tereza Dias, 65, estranhava a rua vazia em frente ao templo. "Nessa hora, já era pra ter uma 5.000 pessoas aqui".
Havia 50 pessoas em cada uma das entradas do prédio.

ORAÇÃO
Pouco antes, um obreiro da igreja "atendia" uma fila de 30 pessoas na calçada da rua Visconde de Parnaíba, enquanto outros funcionários recolhiam dízimos, distribuíam carnês e pediam que todos fossem orar "para que o apóstolo Valdemiro Santiago [ um dos fundadores da igreja] não seja multado". O apóstolo esteve no local pela manhã.
Fiéis falaram em "perseguição" da Justiça.


Texto Anterior: PM é suspeito de matar 2 por causa de barulho
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.