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Radar novo multa avanço a sinal fechado de madrugada
Punição tem surpreendido paulistanos, que apontam riscos de assaltos
Aparelhos antigos ficavam ligados durante as 24 horas, mas não tinham tecnologia para fazer imagens noturnas
ALENCAR IZIDORO
CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO
Radares novos instalados
na cidade de São Paulo para
flagrar motoristas que passam no semáforo vermelho
ou invadem faixa de pedestres começaram a multar inclusive de madrugada.
A punição tem surpreendido paulistanos que alegam
riscos de assalto ao ficarem
parados nos cruzamentos no
escuro e sem movimento.
Por lei, passar no vermelho é considerado uma infração de trânsito, independentemente de ser dia ou noite.
Mas nos últimos anos
quem rodava na cidade costumava se livrar da multa por
avanço de sinal de madrugada por uma razão técnica.
Segundo a CET, os aparelhos antigos até ficavam ligados 24 h (e seguem assim),
mas não tinham tecnologia
para fazer imagens noturnas
-diferentemente dos que
flagram excesso de velocidade e já multavam dia e noite.
A situação começou a mudar em novembro passado,
sem alarde ou sinalização específica da CET -confundindo quem estava habituado
com a "tolerância informal".
De lá para cá a CET liberou
12 aparelhos com imagem
noturna para flagrar avanço
de semáforo, invasão de faixa ou conversão proibida.
Outros 12 com essa tecnologia ainda serão instalados.
São minoria dentre os 139
que fiscalizam essas infrações, mas suficientes para revoltar motoristas como a enfermeira Milena Bedin, 34.
"Se eu ficar parada dando
sopa, podem me abordar e
ninguém vai estar lá para me
ajudar", afirma ela, que já foi
assaltada e relata ter medo.
Milena foi surpreendida
de madrugada, a caminho de
casa, no cruzamento da rua
Turiaçu com a av. Pompeia.
As duas multas que recebeu nesse horário foram por
invadir a faixa de travessia
-R$ 85,13. São raros os pedestres ali nesse horário.
Em algumas cidades a
multa de noite e madrugada
foi barrada por causa da violência urbana -queixa comum na capital paulista.
Por exemplo, em Campinas, onde os radares não
multam avanço de semáforo
das 19h às 6h, desde 1998.
A CET diz que a recomendação é, de madrugada, "reduzir a velocidade antes de
chegar ao semáforo, caso ele
esteja fechado ao motorista".
Dois especialistas em legislação de trânsito disseram
à Folha aprovar a punição,
independentemente do horário, devido aos acidentes.
Eles alegam que, em cruzamentos que não oferecem
perigo à segurança viária, os
semáforos já costumam ser
desligados de madrugada
-ficam no amarelo piscante.
José Almeida Sobrinho, do
Instituto Brasileiro de Ciências de Trânsito, avalia que
os riscos de acidentes à noite
são maiores porque as pessoas dirigem mais rápido.
"O semáforo é importante
ali? Se for, sua obediência
tem que ser fiscalizada. Se
não, é ideal deixá-lo no amarelo intermitente", defende
Julyver Modesto, da associação profissionais do trânsito.
Segundo a CET, menos de
10% dos sinais da cidade ficam piscando da 0h às 5h.
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