São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menina espera implante há 1 ano

DA REPORTAGEM LOCAL

A menina Ana Carolina Morellato, 5, de Bauru (SP), que ficou surda após uma meningite aos dez meses de idade, espera há um ano um implante coclear no Centrinho. Ela já fez todos os exame e só aguarda a cirurgia.
Carol, como é chamada, usa um aparelho de amplificação sonora, mas, segundo a mãe, a dona-de-casa Lúcia Helena de Sousa Morellato, 31, a garota só escuta sons muito fortes, como o de um tambor ou de um estouro.
A menina frequenta o centro de reabilitação do hospital e atualmente consegue pronunciar algumas palavras e se comunica com a mãe por meio de gestos e de leitura labial.
Morellato diz que telefona "religiosamente" todas as semanas ao Centrinho para ver se a situação financeira melhorou e o hospital retomou a realização dos implantes. "Fico desesperada porque sei que, quanto mais o tempo passa, mais difícil será a recuperação", afirma a mãe.
Lúcia Morellato está certa. A partir dos quatro anos, o desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança surda já estão seriamente prejudicados.
Por causa do seu mundo silencioso, a criança perde a fase mais importante da aquisição da linguagem e, consequentemente, terá dificuldades de comunicação e de se relacionar socialmente.
Segundo a direção do Centrinho, deve haver uma retomada parcial dos implantes cocleares a partir de novembro.


Texto Anterior: Hospitais suspendem cirurgias
Próximo Texto: Dengue hemorrágica tem novo tratamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.