São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Urna em Seringal do Acre atrasa totalização

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Instalada dentro de um seringal no município de Mâncio Lima, no Acre, uma urna eletrônica destinada a atender 525 eleitores ainda impedia a apuração final ontem à tarde, 24 horas depois do término da votação do referendo sobre a proibição do comércio de armas e munição.
Técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disseram que o tribunal do Acre pretendia utilizar um helicóptero da Aeronáutica para recolher o disquete com o resultado daquela votação ainda ontem. Como isso não foi possível, a divulgação final da apuração deverá ser feita hoje.
Nas outras 18 seções eleitorais do mesmo município, a abstenção foi de 35,68%, contra a média nacional de 21,85%, provavelmente em razão das dificuldades de deslocamento.
Sem considerar o resultado da urna do seringal São Salvador, de Mâncio Lima, o TSE havia contabilizado o voto de 95,375 milhões de pessoas e registrado a ausência de outros 26,666 milhões. Embora faltasse a apuração de uma urna das 332.368 distribuídas pelo país, o TSE considerou que 100% já estavam apuradas, já que o total de votos na urna era pequeno.
Houve 1,604 milhão de votos nulos e 1,329 milhão de votos em branco. O "não" recebeu 59,109 milhões de votos (63,9%), e o "sim", 33,333 milhões (36,06%).
Historicamente, a região Norte registra as maiores dificuldades de apuração de votações, por causa das grandes distâncias, da precariedade das estradas e da falta de rede de telefonia. Neste ano, houve ainda a redução do nível dos rios decorrente da seca, comprometendo o transporte fluvial. Por causa disso, o Norte teve a maior abstenção (27,9%).
O "não" venceu nas 27 capitais e em dez delas superou a média nacional, de 63,9%.
A adesão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à campanha pela proibição do comércio de armas não garantiu a vitória do "sim" em Caetés (PE), cidade natal dele, nem em Garanhuns, que na época do nascimento dele englobava Caetés, nem em São Bernardo do Campo (SP), onde vota.


Texto Anterior: Para institutos, "não" cresceu no final
Próximo Texto: Referendo: Cidade gaúcha tem 96% de votos no "não"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.