UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

VIOLÊNCIA

Representante da OEA discute direitos humanos com secretário da Segurança
O presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Zalaquett, reuniu-se ontem com o secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, para saber o que tem sido feito pelos direitos humanos no Estado.
Foi a terceira visita de órgãos de direitos humanos a São Paulo em três meses. Antes, estiveram Asma Jahangir, relatora da ONU para execuções sumárias, e Irene Khan, secretária-geral da Anistia Internacional.
Antes da reunião com o secretário, Zalaquett participou de um encontro com ONGs, que criticaram a polícia paulista, denunciaram supostos grupos de extermínio formado por policiais e que agiriam em Ribeirão Preto e Guarulhos, discriminação sexual e superlotação em delegacias, entre outras coisas.
"Queremos saber que planos há para enfrentar os problemas próprios de sua secretaria e como podemos ajudá-lo", disse.
Sobre os relatos que ouviu, Zalaquett disse que já tinha conhecimento da maioria, mas "cada história agrega novas luzes aos fatos". "Nenhuma nos surpreende, mas são muito úteis."
Abreu Filho afirmou que não se sentiu cobrado. "A melhor coisa que pode acontecer para um secretário de segurança é ter acesso ao que escrevem sobre sua política." Ele disse que "a maioria dos casos são rumorosos". (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Rio: PM não consegue deter 2 mil saqueadores
Próximo Texto: Violência: Promotoria apura morte em show de hip hop
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.