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Anchieta poderá ter velocidade reduzida
Mudança deve ocorrer em trecho
perto de São Bernardo do Campo
A Ecovias também deve
aumentar a área de
bloqueios no canteiro
central e colocar mais telas
para diminuir acidentes
LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REDAÇÃO
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
A rodovia Anchieta poderá
sofrer redução do limite de velocidade, de 110 km/h para 90
km/h, em um trecho que está
entre os 15 principais pontos
críticos em acidentes das estradas estaduais de São Paulo.
A medida está sendo estudada pela Ecovias e pela Artesp
(agência que regula as concessões de rodovias no Estado).
A alteração abrange as pistas
locais da via na altura do km 18,
em São Bernardo do Campo. Se
aprovada, a novidade vai afetar
quem estiver no caminho do litoral, já que ali há só quatro pistas locais. No sentido contrário,
há duas locais e duas expressas.
No local, foram registrados
109 acidentes nos primeiros
nove meses deste ano, conforme levantamento da Secretaria
dos Transportes. O ponto, apesar de não haver registro de vítimas fatais, só perde em índice
de engavetamento para alguns
trechos da Raposo Tavares.
O estudante Lucas Farias
Fazzion, 26, usuário da estrada,
considera que a redução de velocidade não é necessária.
Ele é de São Paulo, mas faz faculdade em Santos, para onde
vai toda segunda-feira e de onde vem toda sexta, quando volta para a capital. "Não acho que
110 km/h seja demais. Ali é um
trecho bom. Até acho meio perigoso diminuírem. Já vi caminhão batendo em carro que
freia de repente, quando vê a
placa com os limites de velocidade", afirma.
Perto de uma lanchonete do
Habib's, esse trecho é uma reta
por onde passa um viaduto. "Ali
é um trecho urbano, e tem muito pedestre que se arrisca e
atravessa pela pista", disse Sidnei Torres, gerente de atendimento ao usuário da Ecovias.
A concessionária também
aumentará a área de bloqueios
no canteiro central. Serão colocadas mais telas para dificultar
a travessia de pedestres pela via
do km 10 ao km 27.
O mesmo acontecerá na Imigrantes, que tem em seu km 32
outro ponto crítico. As telas,
que hoje não são contínuas, serão colocadas, sem intervalos,
do km 12 ao km 35.
Acidentes
Algumas concessionárias
elencam outros trechos críticos
em acidentes além dos 15 levantados pelo governo paulista.
"No km 65 da Imigrantes,
por exemplo, acontecem atropelamentos graves", diz Torres.
A SPVias, por exemplo, vê
um ponto crítico no km 157 da
Raposo, onde ocorreram, de janeiro a outubro, seis acidentes,
resultando em oito vítimas graves e uma fatal.
Já a Triângulo do Sol, que administra a Washington Luis,
considera um dos pontos problemáticos um trecho longo do
km 254 ao km 291, onde ocorreram 184 acidentes, com oito
vítimas fatais.
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