São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

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Anchieta poderá ter velocidade reduzida

Mudança deve ocorrer em trecho perto de São Bernardo do Campo

A Ecovias também deve aumentar a área de bloqueios no canteiro central e colocar mais telas para diminuir acidentes

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REDAÇÃO

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A rodovia Anchieta poderá sofrer redução do limite de velocidade, de 110 km/h para 90 km/h, em um trecho que está entre os 15 principais pontos críticos em acidentes das estradas estaduais de São Paulo.
A medida está sendo estudada pela Ecovias e pela Artesp (agência que regula as concessões de rodovias no Estado).
A alteração abrange as pistas locais da via na altura do km 18, em São Bernardo do Campo. Se aprovada, a novidade vai afetar quem estiver no caminho do litoral, já que ali há só quatro pistas locais. No sentido contrário, há duas locais e duas expressas.
No local, foram registrados 109 acidentes nos primeiros nove meses deste ano, conforme levantamento da Secretaria dos Transportes. O ponto, apesar de não haver registro de vítimas fatais, só perde em índice de engavetamento para alguns trechos da Raposo Tavares.
O estudante Lucas Farias Fazzion, 26, usuário da estrada, considera que a redução de velocidade não é necessária.
Ele é de São Paulo, mas faz faculdade em Santos, para onde vai toda segunda-feira e de onde vem toda sexta, quando volta para a capital. "Não acho que 110 km/h seja demais. Ali é um trecho bom. Até acho meio perigoso diminuírem. Já vi caminhão batendo em carro que freia de repente, quando vê a placa com os limites de velocidade", afirma.
Perto de uma lanchonete do Habib's, esse trecho é uma reta por onde passa um viaduto. "Ali é um trecho urbano, e tem muito pedestre que se arrisca e atravessa pela pista", disse Sidnei Torres, gerente de atendimento ao usuário da Ecovias.
A concessionária também aumentará a área de bloqueios no canteiro central. Serão colocadas mais telas para dificultar a travessia de pedestres pela via do km 10 ao km 27.
O mesmo acontecerá na Imigrantes, que tem em seu km 32 outro ponto crítico. As telas, que hoje não são contínuas, serão colocadas, sem intervalos, do km 12 ao km 35.

Acidentes
Algumas concessionárias elencam outros trechos críticos em acidentes além dos 15 levantados pelo governo paulista.
"No km 65 da Imigrantes, por exemplo, acontecem atropelamentos graves", diz Torres.
A SPVias, por exemplo, vê um ponto crítico no km 157 da Raposo, onde ocorreram, de janeiro a outubro, seis acidentes, resultando em oito vítimas graves e uma fatal.
Já a Triângulo do Sol, que administra a Washington Luis, considera um dos pontos problemáticos um trecho longo do km 254 ao km 291, onde ocorreram 184 acidentes, com oito vítimas fatais.


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