São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solo "podre" e ocupação levam a tragédias, afirma geógrafa

Pesquisadora diz que urbanização em encostas do litoral de SC deve ser fiscalizada

Segundo Maria Lúcia de Paula Herrmann, se ocupação continuar, números de desabrigados e mortos serão cada vez maiores

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As mortes no litoral de Santa Catarina são uma tragédia anunciada e vão continuar a ocorrer se nada for feito rapidamente. O alerta é da geógrafa Maria Lúcia de Paula Herrmann, coordenadora do Núcleo de Estudos de Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina. Ela diz que o solo é "podre", fruto de uma alteração geológica de 4 milhões de anos, e que a ocupação precisa ser controlada.

 

FOLHA - O que está acontecendo em Santa Catarina?
MARIA LÚCIA DE PAULA HERRMANN
- Todas as nossas serras têm um material superficial bem permeável. Esse manto, quando está muito saturado e a água continua a penetrar no solo, fica uma espécie de lâmina d'água separando a rocha desse material. Aí desliza. Isso acentua-se muito porque as pessoas constroem nessas áreas.

FOLHA - Podemos dizer que o solo está "podre"?
HERRMANN
- A gente usa mais manto conluvial, material intemperizado. Saprolitizado é um termo popular, é rocha podre, que está bem alterada.

FOLHA - São áreas urbanizadas.
HERRMANN
- Esse é o problema. Essas áreas das encostas estão sendo muito ocupadas. A maioria das cidades dessa faixa litorânea está se expandido em direção às encostas. E as encostas estão sujeitas a isso: quando a água infiltra, satura e desliza.

FOLHA - Não tem como combater?
HERRMANN
- O escorregamento, mesmo que tivesse a vegetação, não tivesse a ocupação, estaria acontecendo, porque o solo vai saturar do mesmo jeito. Agora, não haveriam desabrigados, desalojados. São áreas que estão sem cuidado.

FOLHA - O poder público sabe disso tudo?
HERRMANN
- Se você acompanhar cada episódio de chuva intensa, os bairros sujeitos a deslizamentos são os mesmos e os pontos são praticamente os mesmos. Não é novidade. O que a gente nota é que há um certo descuido em fazer fiscalização e controle das encostas, de urbanização desordenada.

FOLHA - Toda vez que chover muito forte vai acontecer isso?
HERRMANN
- Acho que se continuar com esse tipo de ocupação, e as existentes ficarem sem nenhuma atenção, os números de desabrigados e mortos vão ser cada vez maiores.


Texto Anterior: Artigo: Que a terrível profecia não se cumpra
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.