São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Van cai em córrego após chuva alagar pista da marginal

Motorista foi arrastado pela água para dentro da tubulação e apareceu no meio do rio Pinheiros, onde foi resgatado ileso

Testemunhas disseram que ele tentou desviar do alagamento, mas enchente ocultou o buraco; rapaz de 16 anos também foi salvo

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL
GISELE LOBATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao tentar fugir de um alagamento, uma van com duas pessoas caiu ontem em um córrego que desemboca no rio Pinheiros, na região da ponte do Jaguaré (zona oeste de São Paulo). O motorista foi sugado pela água, arrastado por dentro da tubulação e apareceu no meio do rio Pinheiros, de onde foi resgatado com ferimentos leves e após ter engolido água. O acidente ocorreu por volta das 14h40, durante uma forte chuva que deixou 20 pontos de alagamento na cidade, cinco deles intransitáveis. O motorista Roberto Costa Santana, 48, trafegava pela marginal Pinheiros em uma van da empresa de logística Coopercarga, para fazer uma entrega. Estava acompanhado por Tiago de Jesus, 16. Segundo testemunhas, ao se deparar com um ponto de alagamento na marginal, Santana tentou retornar na contramão e entrou na avenida Engenheiro Alexandre Mackenzie, que também estava alagada. Ele tentava fazer novo retorno quando o veículo caiu no córrego que corta a avenida e que dá no rio Pinheiros. Como a água estava alta, não era possível ver as margens -o local não tem grades de proteção. A frente do veículo ficou mergulhada dentro d'água e a parte traseira, levantada. O taxista Enidio Soares Junior, 32, e os dois passageiros que ele transportava, o músico Allen Ferraudo, 25, e a mãe dele, a enfermeira Nalba Aragão, 53, viram a cena. "Não pensei em nada, só em ajudar. Tirei as calças e joguei para que ele [o adolescente] segurasse", disse Ferraudo, que perdeu o celular e a carteira, que estavam nos bolsos. Durante a confusão, a mãe dele também perdeu a bolsa, que, segundo ela, foi levada por alguém que aproveitou um momento de distração. Enquanto o adolescente era tirado da água, o motorista da van foi sugado para dentro da tubulação e, instantes depois, reapareceu no meio do rio Pinheiros. Nadou até a margem, de onde foi resgatado. De acordo com o taxista, os três chegaram a avistar Santana no instante em que ele foi tragado por um "redemoinho". O motorista e o adolescente foram levados ao Hospital Universitário da USP. O rapaz foi liberado logo depois. Santana permanecia no hospital até a conclusão desta edição. Segundo parentes, ele estava nervoso e tinha febre. "A van encheu de água, eu joguei o passageiro para fora, pulei e a água me levou por dentro do bueiro. Passei por dentro da tubulação, caí dentro do rio e fui parar do outro lado", disse o motorista, em gravação feita por seu filho Saulo, 26, a pedido de repórteres.

Granizo
De acordo com a Defesa Civil, houve três quedas de árvore e um acidente no supermercado Wal-Mart da rua Gastão Vidigal, onde uma calha entupida cedeu e caiu sobre uma rampa interna. Ninguém se feriu. A zona oeste foi a região mais afetada pelo temporal, que causou queda de granizo na Lapa e em Barueri. Às 16h, a CET registrava 81 km de congestionamento -a média para o horário foi de 37 km no primeiro semestre. Vários semáforos pararam de funcionar. A previsão para hoje é de pancadas de chuva.
Colaborou BRUNA SANIELE



Texto Anterior: Setores hoteleiro e de transportes calculam prejuízos
Próximo Texto: Em Vinhedo, menino cai em bueiro, é arrastado, mas se salva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.