São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Famoso nos anos 40 em Nova York, Joe Gould virou filme

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos anos 40, ganhou fama no Greenwich Village, o então bairro boêmio de Manhattan, um personagem de nome Joe Gould, que dormia em albergues públicos, hotéis decadentes, pensões e, muitas vezes, nas ruas.
Vivia sujo e com roupas rasgadas e sobrevivia da caridade dos amigos que fazia em noites de bebedeira e das histórias que contava. Aos poucos, foi adotado pela intelectualidade nova-iorquina, que achava exótico convidá-lo para festas e o ouvir declamar poemas e textos, que dizia ter escutado "das vozes que vêm das ruas".
Joe Gould chamou a atenção do jornalista Joseph Mitchell, que o tornou internacionalmente conhecido ao escrever seu perfil para a revista "New Yorker" em 1942.
Gould, escreveu Mitchell, lhe disse que preparava uma obra fundamental para a literatura americana, que ele batizara de "História Oral do Nosso Tempo", e planejava publicar assim que tivesse tempo de recolher todos os textos, espalhados por várias casas de várias cidades.
O personagem morreu em 1957, aos 68 anos, vítima de uma arteriosclerose, e seus escritos nunca foram encontrados. Sete anos após a morte dele, Mitchell escreveu outro perfil para a mesma "New Yorker". Desta vez, o texto trazia como título "O Segredo de Joe Gould".
Nele, o jornalista revelava o mistério do personagem. Foi a última reportagem publicada por Mitchell, que continuou a ir trabalhar diariamente na redação da revista nova-iorquina e a receber seu salário até morrer, vítima de câncer, em 1996.
"O Segredo de Joe Gould" virou livro, reunindo ambos os perfis, e, em 2000, foi adaptado para o cinema, em filme dirigido por Stanley Tucci, que também interpreta Mitchell, com o inglês Ian Holm no papel do maltrapilho literário de Nova York.
Como no segundo texto da revista, o longa revela qual era, afinal, o segredo de Joe Gould. Para saber, leia o livro, veja o filme. As obras estão disponíveis no Brasil: há o DVD e a Companhia das Letras lançou "O Segredo de Joe Gould" em 2003. (SD)


Texto Anterior: Raimundo, sem-teto e cronista de São Paulo
Próximo Texto: Ilha da fantasia: Metódico, Raimundo encaderna seus textos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.