São Paulo, terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda de avião de pequeno porte mata ao menos dois no PA

Até a noite de ontem, vítimas eram resgatadas no local, a 300 km de Belém; causas são investigadas

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM
JEAN-PHILIP STRUCK
DA AGÊNCIA FOLHA

Equipes de salvamento tentavam resgatar, na noite de ontem, sobreviventes de um acidente com um avião bimotor que caiu, à tarde, em uma região de mata fechada próxima à cidade de Senador José Porfírio (300 km de Belém).
Ao menos duas pessoas morreram, segundo a Polícia Civil do município e amigos da família de uma das supostas vítimas -o empresário Luís Rebelo.
Um investigador de polícia, Roberto Aragão Pereira, afirmou à reportagem que o outro morto foi o copiloto do avião.
Até a conclusão desta edição, as mortes não haviam sido confirmadas pela FAB (Força Aérea Brasileira). Dez pessoas, sendo oito passageiros e dois tripulantes, estavam a bordo.
Um helicóptero de resgate da Aeronáutica foi enviado ao local, a cerca de 20 km do centro do município. Uma equipe de ao menos cinco policiais militares estava no local da queda. Outros deveriam chegar durante a noite. Os feridos eram transferidos para Altamira, município vizinho, de helicóptero.

Pouso forçado
A aeronave, um Embraer 110 Bandeirante de uma empresa de táxi aéreo de Santarém, havia saído de Belém às 14h (horário de Brasília) de ontem, e deveria ter pousado em uma pista particular de uma fazenda em Senador José Porfírio por volta das 14h30.
A pista ficava dentro da fazenda de Rebelo, já que não há aeroportos na cidade.
Procurada pela Folha ontem, a Piquiatuba Táxi Aéreo, empresa responsável pelo voo, informou apenas que o avião não chegou ao seu destino. Apesar de afirmar não ter mais dados sobre o acidente, a empresa disse que "acredita" ter sido necessário fazer um pouso forçado em algum local remoto. Desde a decolagem, os pilotos não a contataram mais.
Uma equipe do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) se deslocou de Belém para investigar as causas.


Texto Anterior: Minas Gerais: Bombeiros buscam 3 irmãos levados por rio
Próximo Texto: Agências fazem venda irregular de ingressos para desfiles do Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.